|

Curitiba Sede da 8ª. Assembléia da FLM

O Concílio Geral da Igreja convidou em 1986 a Federação Luterana Mundial para realizar no Brasil a sua 8ª. Assembléia Geral. Diversas Comunidades se candidataram para sediar esta Assembléia: São Paulo, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Blumenau e Curitiba. No início deste ano o secretário geral da Federação Luterana Mundial, Rev. Gunnar Stallset, visitou estas Comunidades e manteve diálogos com suas lideranças, bem como com a direção da Igreja. O Conselho Diretor, por sua vez, após estudar detalhadamente o assunto, indicou a cidade de Curitiba como sede da Assembléia que terá lugar em 1990. O Comitê Executivo da Federação, em sua última reunião realizada em julho passado, confirmou a cidade de Curitiba como sede. Desta forma a Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba receberá em 1990 os delegados das igrejas filiadas à Federação — mais de 100 igrejas evangélicas luteranas — hospedando-os na capital paranaense.

Na cidade de Curitiba — 1.3 milhão de habitantes — a Comunidade Evangélica Luterana com suas Paróquias Cristo Redentor, Bom Pastor, Norte, Nordeste e Sul forma a união paroquial que também mantém o Colégio Martinus. A Comunidade foi fundada na segunda metade do século passado, em 1872. No começo deste século a Comunidade se dividiu em duas: a Comunidade Evangélica que integrou o Sínodo Evangélico de Santa Catarina e Paraná e a Comunidade Luterana que integrou o Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados. As duas igrejas, distantes apenas algumas quadras uma da outra, viviam lado a lado e somente em 1947 se uniram para formar a Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba, dando com isto um passo importantíssimo para a aproximação dos dois Sínodos então existentes.

Diversos acontecimentos de grande importância para a nossa Igreja tiveram lugar em Curitiba. Destacamos especialmente dois: a Assembléia que decidiu a fusão dos Sínodos em 1962 e a realização do Concílio Geral da Igreja em 1970 no qual o posteriormente conhecido Manifesto de Curitiba foi aprovado. Tanto um como outro acontecimento tiveram e tem até os dias de hoje grande significado.

Estamos comemorando neste ano os 25 anos da fusão dos dois Sínodos e com isto a criação do Sínodo Evangélico Luterano Unido que aproximou e uniu as Comunidades e Paróquias num só corpo eclesiástico. No documento aprovado em 1970 pelo Concilio Geral a Igreja definiu o seu papel diante do estado e apontou com coragem aspectos negativos de então.

Foi também na cidade de Curitiba que a nossa Igreja ensaiou os primeiros passos para a assim chamada ¨missão urbana¨ em decorrência da decisão do Concílio Geral de 1972. Hoje as Paróquias que formam a Comunidade Evangélica Luterana de Curitiba estão em processo de constante crescimento. Em fase de implantação estão duas novas áreas de trabalho, a nova Paróquia de Itaqui e o segundo Pastorado da Paróquia Sul.


Voltar para o índice O Caminho Agosto 1987