Prédica – 2 Coríntios 5.6-10 (11-13)
4º Domingo após Pentecostes – 16/06/2024
16/06/2024 – 4ºDomingo Após Pentecostes
Pregação: 2Coríntios 5.6-10 (11-13)
Leituras: Ezequiel 17.22-24; Salmo 92.1-4,11-14; Marcos 4.26-34
Cor litúrgica – Verde
P. Valdemar Witter – Sínodo/MT – Gaúcha do Norte
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Deus fez o convite e vocês aceitaram este convite para vir à sua casa e juntos celebrarmos este culto. Por isso queremos acolher a todos e todas com a palavra bíblica
de Efésios 1.17 que diz: “O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, conceda a vocês o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele”.
Participar do culto que Deus oferece sempre é motivo de alegria e gratidão porque podemos trazer diante Dele a gratidão, mas também interceder pelas dores e incertezas. Fazemos isto como pessoas individualmente e de forma comunitária, nos fortalecendo no caminho e vivência da fé.
Por isso a Ele queremos louvar e agradecer.
Acolher os/as visitantes e Trazer informações iniciais sobre o transcorrer do culto
CANTO DE ENTRADA
HINO Nº 252 LCI – Vem Espírito Santo
Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO (Convidar para quem puder se colocar em pé)
O povo de Deus se reúne e celebra. Assim também celebramos este culto em nome de Deus Pai e Criador; de Deus Filho, Senhor e Salvador, e em nome do Espírito Santo, Consolador e Animador. Amém.
CANTO DE INVOCAÇÃO
Convido para juntos cantarmos o hino…
HINO Nº 18 LCI – O nosso encontro vai ser abençoado .
Ou: Nº ____________________________________________________.
Deus vem a nós e derrama suas bênçãos conforme acabamos de cantar. Mesmo assim nem sempre somos gratos e pecamos em nossa fragilidade humana. Por isso precisamos confessar nossa culpa e nossos pecados pedindo pelo perdão gracioso. (deixamos um momento de silêncio em que cada pessoa coloca diante de Deus o
que sentir em seu coração)
– Senhor, nosso bondoso Deus! Aqui estamos reunidos como tua comunidade. Tu nos conheces e sabes que nada temos a te oferecer, pois tudo te pertence. Reconhecemos as nossas falhas e omissões. Gostaríamos de chegar diante de ti só para apresentar coisas boas e bonitas. Contudo tu nos conheces melhor do que nós mesmos e esperas que nos arrependamos e confessemos nossos pecados.
Assim confessamos que pecamos contra ti e contra o nosso próximo. Pecamos ao não seguir o ensinamento da tua Palavra; em nossa desobediência; Pecamos em nosso egoísmo e pela falta de coragem de testemunhar publicamente o teu Evangelho até mesmo entre pessoas amigas. Pecamos também por não denunciar e ajudar a corrigir tantas injustiças e maldades neste mundo e próximo de nós, seja na sociedade, nas famílias e na comunidade. Por isso e por muitas outras razões, confessamos e pedimos pelo teu perdão. Em nome do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.
KYRIE
Senhor, destes e tantos outros pecados nós nos arrependemos e buscamos teu perdão quando pedimos cantando: Tem Senhor Piedade. Tem Senhor piedade. Tem Senhor piedade. Tem Senhor piedade.
ANÚNCIO DO PERDÃO .
A todas as pessoas que se arrependem e buscam o perdão, a elas é anunciado a palavra do perdão e da graça em Cristo Jesus. Assim diz a palavra do Senhor
em 1João 1.8-9: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Deus é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” – (1João 1.8-9).
Confiante na vossa confissão sincera, confiante no amor e na graça de Cristo Jesus, anuncio o perdão de vossos pecados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Comunidade cristã é solidária com as dores e sofrimentos neste mundo assim queremos orar por estas pessoas e as situações de dores e sofrimentos quando juntos cantamos: Pelas dores deste mundo ó Senhor
HINO Nº 56 LCI – Pelas dores deste mundo ó Senhor
GLÓRIA IN EXCELSIS
Alegres e gratos, reconciliados pelo amor Divino, expressemos nossa alegria juntos cantando: Glória.
Comunidade: Glória, Glória, Glória a Deus nas alturas… Paz entre nós, Paz entre nós (pode-se dar o abraço da paz).
[Se preferir aqui também pode ser cantado Nº 603 LCI Louvado Sejas Pai e Deus).
ORAÇÃO DO DIA
Preparando-nos para ouvir as leituras bíblicas deste culto queremos orar: Senhor Deus! Agradecemos-te pela proteção e cuidado por mais esta semana que nos concedeste para vivermos em teu amor. Há irmãs e irmãos caminhando junto conosco, com a mesma fé e o mesmo propósito. Aqui cuidamos e somos cuidados.
No convívio em comunidade podemos experimentar o teu abraço.
Agradecemos também, Senhor que podemos nos colocar na tua presença buscando consolo, ânimo e orientação em Tua Palavra. Aquiete agora nossos corações e mentes para ouvir o que tu tens a nos falar. Amém
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS.
1ª Leitura Bíblica: Ez 17.22-24
Aclamemos o Evangelho cantando Aleluia: Aleluia, aleluia, aleluia,
2ª Leitura Bíblica: Mc 4.26-34
Jesus diz: Bem aventuradas são as pessoas que ouvem a palavra de Deus e a guardam.
Amém.
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
HINO Nº 165 LCI – Estou Pronto Senhor
Ou Nº 380 HPD – A Tua palavra é Semente
PREGAÇÃO – 2 Coríntios 5.6-10
Que o amor de Deus, a graça de nosso Senhor Jesus Cristo e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos e todas. Amém
Prezada Comunidade!
A leitura dos textos bíblicos propostos para o quarto domingo após Pentecostes logo desperta a nossa atenção para um detalhe que é comum aos três textos: Os três falam da vida que renasce, do novo nascimento, do nascer de novo. Vejamos: O profeta Ezequiel anuncia o corte do renovo mais tenro da ponta de um cedro. Esse
será plantado num monte alto e sublime e, depois, se fará um cedro lindo. O ramo é cortado e plantado na terra para que depois possa renascer, produzir ramos e dar frutos.
O texto do evangelho fala da semente pequena que é lançada na terra para que depois possa tornar-se árvore frondosa. A semente “morre” para depois dar origem a uma nova planta.
O mesmo tema é retomado pelo apóstolo Paulo no texto proposto para a pregação: todos morreram com Cristo para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. Se alguém está em Cristo, é nova criatura. A planta antiga morreu para que uma nova pudesse surgir. As coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
LEITURA DO TEXTO: 2 Coríntios 5.6-10
Irmãos e irmãs em cristo!
No início da pregação quero retomar alguns aspectos na sequência do texto conforme os versículos 6-10:
V. 6 – Temos, portanto, sempre bom ânimo,… Quando é necessário ter bom ânimo? É preciso ter bom ânimo principalmente quando as coisas não estão bem. Pessoas cristãs batizadas, nascidas de novo, tem olhos críticos e tem consciência clara da condição humana com todas as suas contradições. Pessoas cristãs não se conformam com este século. Enquanto vivemos aqui, estamos a caminho, isto quer dizer que o Reino de Deus é diferente do que é este mundo. A realidade do mundo secular muitas vezes nega os valores do Reino. Por isso é preciso ter bom ânimo no ser nova criatura. A semente que já germinou precisa romper crostas duras neste chão e abrir espaços entre pedras e espinhos, sendo sinal da nova vida em Cristo.
V. 7 – visto que andamos por fé e não pelo que vemos. Andamos por fé. A nova criatura permanece nova não pelo que vê, mas pelo que crê. A realidade que nos cerca pode até nos assustar, mas ela não tem o poder de acabar com os nossos sonhos e com a nossa esperança, isso porque andamos por fé, assim como os antepassados o fizeram.
V. 8 – Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor. Não temos aqui morada permanente, mas buscamos a que há de vir (Hb 13.14). Aqui o texto aponta mais uma vez para o olhar crítico para a realidade. Não nos conformemos com o estado das coisas como estão porque no reino de Deus é melhor do que aqui. No entanto, isso não nos faz querer morar nas nuvens, nem fugir da realidade, mas nos desafia a viver com fé e confiança porque acreditamos que também aqui pode ser diferente e melhor.
V. 9 – É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis. Este é o desafio: ser agradáveis a Deus aqui e não apenas depois lá no céu. Somos árvores bonitas, quer dizer, somos pessoas renovadas, com nova roupagem mesmo em meio às pedras e espinhos. Aqui tem espaço para o reino de Deus. Passa dia e passa noite e a semente germina e cresce, não sabendo o agricultor como isso acontece, conforme nos ensina o evangelho de Marcos que foi lido neste culto (Mc 4.27).
V. 10 – Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. Novamente Paulo aponta para o aqui e o agora, aponta para a realidade concreta do corpo, isto é, aponta para o viver diário. É aqui que fazemos nossas escolhas, enquanto estamos neste corpo, nesta morada, neste mundo. Porém, aqui não podemos confundir obras meritórias para a salvação em substituição a fé. Enquanto habitamos neste corpo, temos responsabilidades diante do tribunal de Cristo, diante do seu Evangelho que, mesmo incluindo perdão e reconciliação, é como uma faca de dois gumes, que separa o que é justo do que é injusto, que distingue o certo do errado, que faz uma clara separação entre o novo e o velho.
Irmãs e irmãos em Cristo!
Nos tempos atuais, a comunidade cristã vive no constante perigo de deixar-se entusiasmar por falsos pregadores, que anunciam um euangelion heteron (outro evangelho): batismo como obra e por mérito; salvação apenas da alma; esperança restrita ao porvir; falta de compromisso com a transformação da realidade injusta e cruel, na qual estamos inseridos; supervalorização de experiências de êxtase; “teologia” da prosperidade, comercialização da salvação e tantas promessas hipócritas.
Quem se deixa seduzir por esse entusiasmo fecha os ouvidos e o coração das pessoas para a graça de Deus e para a responsabilidade em relação à transformação deste mundo. Na compreensão do apóstolo Paulo, plantas novas que renasceram pela graça de Deus não vivem em função apenas do depois, mas são sinais visíveis do reino de Deus presente aqui e agora em meio às contradições deste mundo e desta vida. Como pessoas batizadas, não nos conformamos e nem nos adaptamos a este mundo. Ainda vivemos neste mundo na perspectiva do que há de vir. É a esperança ativa, com os pés firmes neste chão, exercitada em plena confiança nas promessas divinas.
O amor de Deus nos constrange, nos impulsiona e desafia a partir do amar. Esforçamo-nos para ser agradáveis a Deus. O antigo já passou. Não mais medimos as outras pessoas com a medida da lei, segundo a “carne”, mas vivemos, todos, sob a graça divina. Somos novas criaturas em Cristo com essa nova percepção. Aqui vivemos e atuamos com fé e confiança, focados naquilo que será melhor no futuro, mas que já pode e deve ser melhor no presente, no agora.
Para quem observa a natureza, criada por Deus, percebe como é importante morrer para, depois, renascer. É a garantia da continuidade e da renovação da vida. Se o ser humano ficasse eternamente amarrado à sua condição de ter que se salvar sozinho pelas obras da lei e, consequentemente, por seus próprios méritos, a vida humana estaria predestinada a um eterno fracasso, sem a novidade de vida mediante a fé no ressurreto e na ressurreição.
As coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas, diz a palavra do Senhor. Jesus disse aos seus discípulos: “Não fiquem aflitos (…). Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês” – (João 14.1,2). Saber desta promessa e daquilo que está a nossa espera dá ânimo para a caminhada. A semente do Reino já foi lançada à terra e cresce mesmo quando nós dormimos. Aquilo que agora experimentarmos de forma provisória será um dia experimentado na plenitude.
Se ainda estamos aqui, é porque Deus ainda nos quer aqui. Ele não nos quer para ficar matando tempo ou chorando pelos cantos. Quer, isto sim, nos ver com ânimo a alegria. A partir da fé, somos libertos da necessidade de pensar apenas em nós mesmos. Deus nos convida e nos chama para dar testemunho daquilo que ele fez em nossa vida. Podemos ajudar, podemos servir com os nossos dons. Podemos fazer a diferença na família, na comunidade, no trabalho e na sociedade. Podemos anunciar com alegria e coragem que Deus construiu em Jesus Cristo a ponte que restabeleceu a comunhão perdida.
Que Deus ajude nos momentos de fraqueza. Que ele conceda ânimo e alegria. Que ele nos capacite ao serviço em favor do próximo. E, por fim, nos conceda estar em
definitivo no seu Reino. Amém.
(Achei interessante e pode ser usado como Imagens para a prédica) No desenvolvimento da prédica poderão ser usados símbolos como a semente, a terra, o broto tenro e novo num galho cortado ou num tronco velho e seco ou uma simples muda de alguma planta. Com essas imagens lembram-se os três textos bíblicos lidos no culto e introduz-se o tema da pregação: nascer de novo, novo nascimento, renascer em Cristo através do Batismo. Também se pode entregar uma semente para cada participante do culto, que, após ou durante a prédica, será plantada em algum recipiente contendo terra.
Outra possibilidade é a distribuição de mudas de plantas no final do culto. Em algum momento da parte da Palavra poderão ser cantadas as canções “Semente de libertação”, de Edson Ponick (HPD II 316), e “Resistência”, de Rodolfo Gaede Neto (HPD II 443).
CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a palavra de Deus e como sinal de unidade com toda a cristandade confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, …
CANTO PÓS CONFISSÃO
A oferta deste culto se destina para ….. (o texto motivador se encontra ….). Enquanto as ofertas são recolhidas, cantamos o hino Graças, Senhor eu rendo…
HINO Nº 472 LCI – Graças, Senhor, eu rendo muitas graças.
Ou nº ………………
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração: (Neste momento quem estiver conduzindo o culto pode pedir à comunidade pelos motivos de intercessão que as pessoas querem incluir. Em seguida o oficiante pode complementar, incluindo outras situações, exemplo:)
Querido e bondoso Deus! Neste culto mais uma vez fomos servidos por tua palavra de ânimo, consolo e desafio. Por tudo isso somos gratos, Senhor. Agora diante de ti trazemos nossas preces de intercessão. Ouve-as, Senhor, e concede-nos a tua graça. Nós te pedimos por esta comunidade e todas suas famílias. Esteja em nossos lares com tua palavra, tua bênção e proteção para que sempre haja paz, amor, compreensão e harmonia.
Pedimos pela tua Igreja no mundo para que seja perseverante na única verdade em Cristo Jesus conforme nos ensina o Evangelho. Faze com que os teus ensinamentos estejam acima de interesses e interpretações pessoais. Intercedemos pela IECLB para que os membros estejam sempre firmes na fé em ti. Intercedemos pelo mundo e pelas autoridades. Esteja com elas nas decisões que conduzem este Município, este Estado, este País e este Mundo com influências que devem servir ao bem somente.
Pedimos pelo fim das guerras em todo mundo. Que haja mais amor, paz e justiça. Intercedemos para que todos os pais sintam-se abençoados por ti com sabedoria para que eduquem os seus filhos e filhas de acordo com a tua santa vontade. Oramos, Pai, pelas pessoas enfermas, com dificuldades e privações. Restaure suas forças e suas esperanças, dando ânimo para continuar a vida.
Usa-nos como instrumentos de amor ao nosso próximo. Abençoe e conduza os ministros e ministras na pregação de tua Palavra e na reta administração dos Sacramentos. Ajude também todas as lideranças nas decisões que devem ser tomadas. Tudo o mais que temos a pedir ou agradecer, acolhe-o Senhor quando juntos oramos:
PAI NOSSO
Pai Nosso que estás no céu…
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ______ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para…
– Aniversariantes:
HINO Nº 289 LCI – Bênção da Irlanda.
BÊNÇÃO
Assim como Deus os conduziu e protegeu ao virem para este culto, assim também queremos sair com sua Bênção. De mãos e corações abertos recebamos a Bênção de
Deus: O Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a sua Paz. Amém.
ENVIO
Vamos em Paz e sirvamos ao Senhor com alegria. Sejamos instrumentos de bênção na vida das pessoas confiadas aos nossos cuidados. Abençoado (dia, noite, fim de
semana…).
Amém!