A graça de Deus e o ministério da reconciliação
Proclamar Libertação – Volume 45
PrĂ©dica: 2 CorĂntios 6.1-13
Leituras: Jó 38.1-11 e Marcos 4.35-41
Autoria:Â ErnĂ Walter Seibert
Data Litúrgica: 4° Domingo após Pentecostes
Data da Pregação: 20/06/2021
1. Introdução
Este perĂodo do Ano Eclesiástico Ă© dedicado ao ensino das verdades bĂblicas nĂŁo ligadas de forma particular a nenhum dos acontecimentos da histĂłria da salvação. É o longo perĂodo do ano comum, o qual Ă© apenas interrompido por algumas festividades, como dias dedicados a personagens importantes (santos) e festas particulares do ano civil ou eclesiástico.
A leitura da epĂstola, nesta parte do Ano Eclesiástico, nem sempre está colocada para fazer harmonia com as leituras do evangelho e do Antigo Testamento. Esse Ă© o caso do 4Âş Domingo apĂłs Pentecostes. A leitura Ă© da Segunda Carta de Paulo aos CorĂntios e ela faz parte de uma sequĂŞncia de seis leituras, desde o começo atĂ© o final da carta. Quando uma sequĂŞncia de leituras de uma epĂstola Ă© colocada entre as perĂcopes, visa-se dar ao ouvinte uma visĂŁo panorâmica daquele livro bĂblico. A ideia de ver a conexĂŁo entre os textos para extrair uma mensagem unificada fica em segundo plano. Isso nĂŁo significa que nĂŁo possa haver ligações entre as leituras.
Se nĂŁo foi feita uma exposição do pano de fundo dessa carta quando começaram as pregações sobre 2 CorĂntios, Ă© bom fazer uma breve exposição no começo da prĂ©dica. Isso ajudará o ouvinte a contextualizar o texto da pregação.
2. Exegese
A Segunda Carta aos CorĂntios Ă© uma carta escrita em estilo bem pessoal. Na igreja de Corinto tinha surgido forte oposição ao ministĂ©rio do apĂłstolo Paulo. A atuação dos judaizantes causou conflito e divisĂŁo na igreja. Os judaizantes queriam que os convertidos Ă fĂ© cristĂŁ se submetessem a todas as leis cerimoniais judaicas. Atacavam o ministĂ©rio de Paulo, dizendo que ele fazia muitas concessões aos convertidos, de forma a descaracterizar a verdadeira fĂ©. Essa controvĂ©rsia, que foi muito grande na igreja primitiva, está como pano de fundo dessa carta. O perĂodo mais duro dessa crise, aparentemente, já tinha sido superado, mas ainda havia muita coisa para ser esclarecida. Paulo escreve como um pai, pedindo que todos voltem ao entendimento comum da fĂ©.
O ministĂ©rio da reconciliação Ă© o assunto que Paulo está tratando no final do capĂtulo 5 (v. 18-21). Os primeiros dois versĂculos do capĂtulo 6 estĂŁo em conexĂŁo com o que vinha sendo dito. Deus nos reconciliou consigo em Cristo. Ele nos deu o ministĂ©rio da reconciliação. Quando os embaixadores de Deus falam em seu nome Ă© como se Deus falasse por intermĂ©dio deles. O ponto-chave da argumentação Ă© que a reconciliação se dá completamente em Cristo. NĂŁo há necessidade de fazer nada ou de completar alguma coisa. Se alguĂ©m introduz alguma obra humana no ministĂ©rio da reconciliação, ele faz com que as pessoas recebam a graça de Deus em vĂŁo.
Esse ministĂ©rio da reconciliação Paulo exerceu junto aos corĂntios. Ele anunciou a salvação conquistada por Jesus Cristo. E essa salvação Ă© por graça. O apĂłstolo Paulo fez isso com toda a dedicação. Ele nĂŁo poupou esforços para que esse anĂşncio fosse feito. Ele nĂŁo poderia ser acusado de adulterar ou baratear a graça de Deus.
Os versĂculos 3 a 10 do capĂtulo 6 mostram como o apĂłstolo Paulo exerceu o ministĂ©rio da reconciliação de forma dedicada. Cada item mencionado pelo apĂłstolo se refere a uma passagem de seu ministĂ©rio. Podemos conferir:
• Nos recomendamos a nós mesmos como ministros de Cristo – 1Co 3.5; 2Co 11.23.
• […] na muita paciĂŞncia, nas aflições, nas privações, nas angĂşstias, nos açoites, nas prisões – Rm 12.9; Gl 5.22.
• […] nos tumultos, nos trabalhos, nas vigĂlias, nos jejuns – 2Co 11.27.
• […] na pureza, no saber, na paciĂŞncia, na bondade, no EspĂrito Santo, no amor nĂŁo fingido – Rm 12.9; Gl 5.22.
• […] na palavra da verdade, no poder de Deus; pelas armas da justiça – Rm 13.12; 2Co 10.4.
• […] tanto para atacar como para defender; por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos e sendo bem-conhecidos; como se estivĂ©ssemos morrendo, mas eis que vivemos – 2Co 4.10.
• […] como castigados, porĂ©m nĂŁo mortos; como entristecidos, porĂ©m sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo – 1Co 4.11-13.
O apĂłstolo Paulo, como podemos ver, utiliza uma linguagem poĂ©tica de contrastes. NĂŁo havia nenhum mĂ©rito no que fazia, mesmo quando estava sob o mais cruel sofrimento. Tudo era devido Ă graça de Deus. E se ele tinha a graça de Deus, ele tinha tudo. Em várias passagens de suas epĂstolas, o apĂłstolo se vale de recurso semelhante. A intenção era deixar claro que em seu ministĂ©rio a ĂŞnfase estava na graça de Deus e nĂŁo nas suas obras ou na sua pessoa.
É nesse ponto que podemos fazer uma conexão com as leituras do dia. A leitura do Antigo Testamento, de Jó, está no final do livro. Os amigos de Jó, inútil e insensatamente, tentaram convencê-lo de que as dificuldades da vida que ele estava enfrentando eram castigo de Deus. Jó deveria reconhecer que havia feito algo contra Deus. Ele não havia vivido a vida de forma tão consagrada a de modo a merecer a graça de Deus. Depois de toda essa argumentação anterior, entra o texto de Jó 38. Deus fala a Jó de sua soberania e do seu poder. A graça de Deus também faz parte da soberania e do poder de Deus. Não entendemos a graça. Ela nos é dada por Deus na sabedoria dele. Não podemos acrescentar nada. Não podemos ter outra atitude diante de Deus que crer nele, confiar nele, saber que ele é Deus.
Essa lição tambĂ©m vem do evangelho, que conta como Jesus acalmou a tempestade. Os discĂpulos sentiram-se impotentes diante do fenĂ´meno da natureza. Mas Jesus podia ajudá-los e ajudou. Assim tambĂ©m o apĂłstolo Paulo. Ele esteve em muitas dificuldades e nem por isso achou que tinha mĂ©ritos. A graça de Deus bastava. Essa Ă© a beleza do ministĂ©rio da reconciliação.
O apelo final do texto da perĂcope, os versĂculos 11 a 13, tem um tom bem pessoal. Paulo abre seu coração. A situação naquela igreja já estava mais tranquila, porĂ©m ainda havia os que contestavam o ministĂ©rio do apĂłstolo. Ele, com benevolĂŞncia, chama a todos de filhos e apela para um gesto de boa vontade dos que estĂŁo em oposição a ele.
3. Meditação
O texto da epĂstola tem uma palavra muito Ăştil para igrejas que tĂŞm problemas de divisões e grupos. Essa Ă© uma caracterĂstica humana verificada nĂŁo apenas dentro da igreja, mas em toda a sociedade. No Brasil, nos Ăşltimos anos, vive-se uma radicalização polĂtica. Quem Ă© de um lado tem dificuldades de reconhecer alguma virtude do lado oposto, seja qual for o lado oposto. As conversas para encontrar convergĂŞncia, em muitos casos, levam a uma radicalização ainda maior. Em muitas famĂlias, o debate de problemas sociais foi eliminado para que nĂŁo se crie uma situação de divisĂŁo familiar. O mesmo acontece tambĂ©m nas igrejas. Se isso Ă© um problema na igreja em que vamos pregar, o que o texto pode nos ensinar com a ĂŞnfase no ministĂ©rio da reconciliação?
Deus reconciliou o mundo consigo mesmo. Deus foi amoroso. Ele entregou atĂ© seu filho Ă morte. Ele quer seus filhos de volta, unidos. Se Deus estende o ministĂ©rio da reconciliação, nĂŁo deverĂamos nĂłs tambĂ©m praticar isso no nosso dia a dia entre os irmĂŁos e as irmĂŁs? As convicções polĂticas nĂŁo sĂŁo verdades eternas. SĂŁo importantes, mas elas nĂŁo substituem nem acrescentam nada ao amor de Deus em Cristo Jesus.
Por outro lado, o texto também nos ensina a ser humildes. O apóstolo Paulo, com toda a sua biografia, não achava que tinha algum mérito especial para receber a graça de Deus. Sempre que pensamos que Deus é gracioso conosco por algum mérito nosso, desmerecemos sua graça. Por outro lado, com a biografia do apóstolo Paulo, podemos ver o que a graça faz quando muda uma pessoa. Ela se dedica integralmente ao serviço daquele que lhe estende o manto da sua graça, a saber, Deus, nosso Pai celestial.
O texto da epĂstola tambĂ©m oferece oportunidade para a igreja examinar seu trabalho. A atividade desenvolvida pela igreja Ă© uma atividade de cooperadores de Deus. Servimos a Deus. NĂŁo servimos a nĂłs mesmos. Assim como Deus foi gracioso para conosco, transmitimos a graça para o nosso semelhante. O apĂłstolo sofreu na pele uma cobrança injusta dos membros da igreja para com o seu ministĂ©rio. Eles queriam que Paulo, em sua pregação, nĂŁo salientasse apenas a graça de Deus. Eles queriam que Paulo salientasse que os membros tinham algo a fazer para alcançar a graça de Deus. Sempre que as pessoas confiam em suas obras, ou elas desenvolvem uma falsa segurança ou hipocrisia. E Ă© muito fácil cair nisso.
Uma tentação muito comum é criar pequenos rituais e acreditar que, se os cumprimos, Deus é gracioso conosco. Ajoelhar para orar é algo muito bonito. É uma atitude de humildade e submissão a Deus. Mas, se pensamos que por nos ajoelharmos vamos ser atendidos, estamos enganados. Desmerecemos a graça de Deus. Deus não é gracioso para conosco nem porque ajoelhamos, nem porque não ajoelhamos. Deus é gracioso para conosco porque ele é bom. Ele mostrou sua graça dando seu Filho Jesus para nos salvar. Outros podem acreditar que Deus será gracioso para com as pessoas se elas fizerem uma grande oferta para a igreja. Fazer ofertas para a igreja é importante e necessário para o bom andamento do trabalho da igreja. Mas se pensamos que por causa das nossas ofertas Deus será gracioso conosco, desonramos o que Cristo fez na cruz.
É na prática que começamos a entender o que Paulo queria dizer com expressões como “nada tendo” mas “possuindo tudo”, “pobres” e “enriquecendo a muitos”. Se olhamos para nós, não temos nada. Mas se olhamos para o que a graça de Deus faz por nós, nada nos falta. O foco está na graça de Deus. Se temos isso, temos tudo.
Uma outra palavra importante a salientar é a palavra “ministério”. No grego, essa palavra transliterada é diaconia. Diaconia é serviço. O que fazemos é serviço aos outros, não para nossa honra e glória. Não nos servimos, mas servimos a Deus e ao próximo. Quando a igreja vive a diaconia, o serviço, forma-se um novo ambiente, livre das divisões e disputas.
4. Imagens para a prédica
Dietrich Bonhoeffer, em seu livro “Discipulado”, usa a expressão graça barata em contraste ao que chama de graça preciosa. A graça de Deus manifesta em Cristo Jesus é uma graça preciosa. Podemos torná-la graça barata quando ela serve para que nós vivamos uma vida cristã relaxada, indiferente à vontade de Deus. Talvez esse problema que Bonhoeffer apontou na primeira metade do século passado continua existindo na igreja. Bonhoeffer, ao escrever o livro, tinha uma preocupação pastoral. Ele pensava nas pessoas que não vinham aos cultos, não participavam da ceia, viviam sua vida sem nenhuma preocupação aparente com a fé, e se justificavam dizendo que a salvação era por graça e que elas criam nisso. A salvação não era por obras. Será que esse problema continua existindo em nossos dias? Como o ministério da reconciliação, a partir do nosso texto, pode tratar disso.
Por outro lado, temos na igreja de nossos dias uma ênfase muito grande em obras que dizem movimentar a graça de Deus. Orações, ofertas, procissões e muitas outras atividades são apontadas como importantes para que Deus seja gracioso conosco. O que o ministério da reconciliação tem a ensinar para a igreja, para que ela aprenda a não receber em vão a graça de Deus?
Finalmente temos o problema das divisões e partidarismos dentro da igreja. As divisões se manifestam de muitas maneiras e por muitos motivos. Igrejas se dividem, lĂderes da igreja se acusam mutuamente, tudo isso, muitas vezes, deslustrando o ministĂ©rio da reconciliação. O que esse ensino da perĂcope pode  ajudar nessas situações?
5. SubsĂdios litĂşrgicos
Nas atividades de culto de nossas igrejas, sempre há um momento de confissão e absolvição. Na confissão, as pessoas e a igreja reconhecem o que fizeram contrário à santa vontade de Deus. O remédio para o pecado foi dado por Jesus Cristo com sua morte na cruz. A vitória sobre o pecado ficou evidente com a ressurreição. Não precisamos nem conseguimos pagar pelas nossas culpas. A graça de Deus em Cristo cobre multidão de pecados. Esse momento da liturgia resume de forma bem expressiva o ministério da reconciliação. Não há pena a ser paga por nós. Deus nos salva em Cristo. E essa graça impulsiona para uma nova vida de consagração.
Pessoas que experimentaram essa graça em sua vida passaram a servir ao Senhor. O prĂłprio apĂłstolo Paulo Ă© um exemplo disso. Ele confiava nas obras da lei atĂ© ter o encontro com Cristo, que modificou sua vida. Ao descobrir a maravilhosa graça de Deus, dedicou com ainda maior intensidade sua vida a serviço do Senhor. NĂŁo temeu dificuldades, fez tudo o que pode para divulgar a boa notĂcia da reconciliação.
Jó é outro exemplo clássico do que a graça de Deus faz na vida de uma pessoa. Ele não entendeu seu sofrimento. Mas ele continuou com Deus. E Deus o fez compreender que, mesmo perdendo tudo o que é material, não significa que perdemos a graça de Deus.
Existem em nossos hinários e livros de louvor muitos hinos sobre o tema da graça de Deus que podem ser explorados na liturgia do dia. As ofertas que são recolhidas no culto passam a ter um novo sentido a partir do entendimento do ministério da reconciliação.
Como a graça de Deus se revela no ministério da reconciliação?
1. Enfatizando a obra salvadora de Cristo
2. Dando novo sentido ao nosso viver consagrado
3. Ajudando-nos a viver unidos
Bibliografia
BĂŤBLIA DE ESTUDO NAA – Nova Almeida Atualizada. Barueri: Sociedade BĂblica do Brasil, 2018.
BONHOFFER, Dietrich. Discipulado. 13. ed. SĂŁo Leopoldo: Sinodal; EST.
HAUBECK, Wilfrid; SIEBENTHAL, Heinrich von. Nova Chave LinguĂstica do Novo Testamento. SĂŁo Paulo: Traguimim; Hagnos, 2009.
Proclamar libertação é uma coleção que existe desde 1976 como fruto do testemunho e da colaboração ecumĂŞnica. Cada volume traz estudos e reflexões sobre passagens bĂblicas. O trabalho exegĂ©tico, a meditação e os subsĂdios litĂşrgicos sĂŁo auxĂlios para a preparação do culto, de estudos bĂblicos e de outras celebrações. Publicado pela Editora Sinodal, com apoio da Igreja EvangĂ©lica de ConfissĂŁo Luterana no Brasil (IECLB).