|

 

Promover o alívio em estados de sofrimento, conduzindo o paciente da doença à saúde, da debilidade à plenitude, através de experiências musicais. Com esta finalidade, terá início, em março de 2003, o 1º curso de Bacharelado em Musicoterapia reconhecido pelo MEC no Rio Grande do Sul. O curso foi autorizado para o Instituto Superior de Música (ISM) de São Leopoldo, vinculado à Escola Superior de Teologia (EST) da IECLB. O ato oficial de divulgação ocorreu na quinta-feira, dia 22 de agosto.

A idéia da criação do Curso de Bacharelado em Musicoterapia é fruto do jeito de fazer Música desenvolvido na EST, desde os últimos 25 anos, associado ao sonho perseguido pela Associação de Musicoterapia do Rio Grande do Sul, nos últimos 30 anos, disse, em seu discurso, a diretora interina do novo curso, professora Dra. Helena de Souza Nunes.

O curso esteve em tramitação desde outubro de 1998, no MEC, em Brasília, que em 31 de maio de 2002 credenciou o ISM a oferecer o curso, autorizado na mesma data. A gestação do curso foi longa e em grupo, e muitos fizeram força para que essa criança nascesse. A EST foi o (útero) em que essa criança foi gestada, assinalou o reitor da EST, Dr. Lothar C. Hoch.