Santa Maria do Jetibá, ES – Em carta emitida ao presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, neste sábado, 19 de outubro, delegadas e delegados do XXIII Concílio da IECLB saúdam o mandatário do País “com votos de que a transição governamental ocorra sob os princípios democráticos que regem esta nação”.
A carta fala do jeito de ser da IECLB, “uma Igreja com fortes vínculos ecumênicos nacionais e internacionais” e, neste contexto, expressa a preocupação “com o aumento da desigualdade social, violência e a crescente fome que o povo brasileiro tem tido do pão de cada dia, de justiça, de paz e de direito a uma vida mais digna e plena”
Por fim, os conciliares reafirmam o seu desejo de que “os princípios da fé cristã prevaleçam sobre todas as forças que agridem a dignidade humana, e sejam critérios para as decisões dos governantes”.
Em nome de todos os conciliares, assinam a carta o presidente do XXIII Concílio, Darcy Laske, o pastor presidente da IECLB, Huberto Kirchheim, e o presidente do Conselho da Igreja, Luiz Arthur Eichholz.
Santa Maria de Jetibá, 20 de outubro de 2002
Vossa Excelência
Sr. Presidente da República
Dr. Fernando Henrique Cardoso
Vossa Excelência
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) esteve reunida no XXIII Concílio, seu órgão soberano, nos dias 16 a 20 de outubro em Santa Maria de Jetibá, ES, congregando representações das comunidades de todo o Brasil, para avaliar a sua ação em nosso país. Aproveitamos a ocasião para, através desta, saudar Vossa Excelência com votos de que a transição governamental ocorra sob os princípios democráticos que regem esta nação.
O trabalho desenvolvido foi motivado pelo tema do ano “Mãos à obra – porque Deus nos amou primeiro” ( 1 João 4.19), e também foi lançado o tema que norteará a IECLB no ano de 2003 – “Nosso mundo tem salvação – Deus enxugará dos olhos toda lágrima” ( Apocalipse 21.4).
Como igreja com fortes vínculos ecumênicos nacionais e internacionais, expressamos nossa preocupação com o aumento da desigualdade social, violência e a crescente fome que o povo brasileiro tem tido do pão de cada dia, de justiça, de paz e de direito a uma vida mais digna e plena. Reafirmamos nosso desejo de que os princípios da fé cristã prevaleçam sobre todas as forças que agridem a dignidade humana, e sejam critérios para as decisões dos governantes.
Com saudações fraternas em Cristo.
Em nome de todos os conciliares representantes dos 18 Sínodos da IECLB.
Darcy Laske Huberto Kirchheim Luiz Arthur Eichholz
Presidente Concílio Presidente da Igreja Presidente do Conselho da Igreja