|

A partir do nascimento, a vida se concretiza. Com ela, nasce também a missão de todos os seres vivos, qual seja, a luta pela vida. Todos são chamados para a vida. A vida é o maior presente, mas, ao mesmo tempo, o maior dever. E esta é, sem dúvida alguma, a grande missão de todos os seres vivos. Mas, o contrário dela, a não-vida, também encontra os seus adeptos neste mundo..

Os cristãos entendem, que a partir do Batismo, Deus presenteia a todos com o seu amor, com a oferta da salvação e de uma vida com sentido. Mas, ao mesmo tempo, chama (vocaciona) a todos para o amor e para a vida. Assim como aconteceu com Jesus Cristo, que assumiu publicamente sua missão a partir do Batismo, todos os cristãos também são chamados para o mesmo, ou seja, lutar pela vida, e vida digna para todos. Jesus Cristo, certa vez resumiu assim a sua missão: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. (João 10.10b) A partir disto, deduz-se que a principal missão do cristão não difere em nada da grande missão de todo o ser vivo.

O problema reside no mal entendimento desta missão. Algumas pessoas acreditam e lutam, com unhas e dentes, pela vida. No entanto, vida para elas se restringe a sua própria, ou no máximo à dos seus familiares. E, a partir deste entendimento, facilmente a vida é restrita a ideais individualistas e materialistas. E a vida como um todo começa a ser desrespeitada. Basta folharmos um jornal e lermos as manchetes para percebermos a veracidade disto.

Nosso mundo está imerso em uma crise de valores. O problema está tão sério, que princípios tidos antes como incontestáveis (como família, amizade, dignidade, fé, solidariedade e amor, por exemplo), hoje são jogados numa vala comum, onde tudo deve ser discutido, questionado, e até mesmo, abandonado. A vida, para poder alcançar a sua dignidade, necessita do auxílio de todos. Ela está clamando, pedindo ajuda. Pessoas, povos, raças e nações, enfim, a terra toda está gemendo. Ainda é tempo de ouvir e atender o seu clamor. Nosso mundo ainda tem salvação.

A IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) tem como lema para 2003 um grande desafio: Nosso mundo tem Salvação. Ele é repleto de esperança, mas ao mesmo tempo desafiador. A nossa tarefa é grande, e um bom início é o engajamento na luta pela vida. Felizmente não estamos sozinhos nesta luta: podemos contar com a ajuda de Deus. Ele já ouviu e continua ouvindo o clamor do seu povo. A luta pela vida urge! O nosso engajamento pode começar pelo resgate de alguns valores, tais como a compaixão e a solidariedade. Afinal de contas, a vida também é feita de sonhos e de esperança. E, como já dizia dom Helder Câmara, sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas sonho que se sonha em conjunto é o início de uma nova realidade!


Décio Oscar Saft
pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
na Paróquia Cristo Redentor
em Joinville – SC
Jornal ANotícia – 21/01/2003