|

 

O secretário geral da Federação Luterana Mundial (FLM), Dr. Ishmael Noko, elogiou a posição da Alemanha frente ao conflito com o Iraque. “Eu espero que o povo alemão e o governo da Alemanha fiquem firmes em sua posição em favor da paz”, declarou diante de jornalistas em Hannover, no dia 11 de fevereiro. No entender de Noko – que visitou a Igreja Territorial de Hannover, de 8 a 11 de fevereiro, a convite da bispa Dra. Margot Kaessmann –, o ministro do exterior alemão Joschka Fischer falou, de forma representativa, em nome de muitos países pequenos para o Conselho de Segurança da ONU.

As igrejas cristãs do mundo todo são unânimes em seu empenho em favor da paz, acentuou Ishmael Noko em Hannover. Segundo ele, contudo, a rede mundial de igrejas e organismos parceiros (Action by Churches Together – ACT – Igrejas ajudam em conjunto), que tem a FLM como uma das fundadoras, também está se preparando para a ajuda a refugiados em caso de uma guerra. Noko destacou também que o Iraque se armou com ajuda de nações que agora o consideram país perigoso.

No domingo, dia 9, Noko e a bispa Kaessmann participaram do culto na igreja de Hannover e na segunda-feira, dia 10, juntos visitaram o Ginásio Evangélico Andreanum em Hildesheim, onde, com cerca de 150 estudantes, o tema de discussão também girou em torno de uma possível guerra contra o Iraque. Nessa visita, Noko defendeu a posição de que a guerra não é um meio político para a paz.

Fonte: LWI/Notícias IECLB (ISK)