|

 

Levantamento da Missão Portas Abertas aponta a Coréia do Norte, a Arábia Saudita e o Vietnã como os países onde acontece, hoje, grave perseguição religiosa a cristãos. A Coréia desponta como o país de maior repressão religiosa no mundo. Perto de 300 mil norte-coreanos deixaram o país no ano passado, refugiando-se na China.

Mas também a China não é nada amiga de seguidores do cristianismo. Os cristãos chineses, que vivem na fronteira, correm sério risco ao darem abrigo aos refugiados. Em Yangji, a polícia chinesa, acompanhada de soldados norte-coreanos, realiza revistas rotineiras em casas, à procura de refugiados.

Além da Coréia, Arábia e Vietnã, aparecem na lista de 2002 dos dez mais da Portas Abertas o Laos, Turcomenistão, Paquistão, Butão, Maldivas, Somália e Irã. O islamismo é a religião majoritária em seis dos dez países listados onde é mais forte a repressão religiosa aos cristãos. Três dos países têm governo comunista (Coréia, Laos e Vietnã) e o Butão é budista.

No mundo todo, estima-se que 200 milhões de cristãos sofram algum tipo de perseguição, e outros 200 milhões enfrentam discriminação por causa de sua fé. Embora não conste entre os dez mais ferozes perseguidores, a situação dos cristãos piorou muito no ano passado no Iraque.

Fonte: ALC/Notícias IECLB (ISK)