|

Dificuldades na administração e na comercialização foram os principais problemas já detectados pelo programa de formação e capacitação na área de geração de renda para pequenas iniciativas comunitárias. O programa está sendo desenvolvido pela Fundação Luterana de Diaconia e a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), com o apoio da Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (Capina) do Rio de Janeiro. 

A FLD e a Avesol irão acompanhar 10 projetos de geração de emprego e renda durante um ano e meio, através de encontros comuns e acompanhamento individual. Os objetivos do programa são o fortalecimento destas iniciativas, a formação de agentes multiplicadores e a elaboração de material de orientação para dar suporte a outros grupos que estejam iniciando. O primeiro encontro aconteceu neste final de semana, dias 21 e 22 de junho, em Porto Alegre.

Outros problemas levantados durante o encontro incluem a dificuldade de os grupos obterem informações sobre o correto funcionamento de uma cooperativa e, por outro lado, dos integrantes das cooperativas assumirem que eles são os donos do negócio. Perguntamos várias vezes que tipo de imposto uma cooperativa tinha que pagar, e sempre nos foi dito que cooperativas eram isentas. Hoje, estamos pagando uma dívida de cofins e INSS pelo fato de desconhecer a legislação e de termos sido mal-orientados, relatou um dos participantes. 

Além do relato de sua história, troca de experiências, identificação de dificuldades e desafios, os grupos participantes tiveram uma exposição sobre como fazer um estudo de viabilidade econômica do seu negócio. É trabalhoso mas é fácil fazer – e extremamente importante, disse o consultor da Capina, Ricardo Costa.

O programa vai continuar com visitas entre os grupos, treinamento nas áreas de administração, esclarecimento sobre o funcionamento de uma cooperativa e identificação de oportunidades de comercialização. 

Entre os grupos participantes estão o Mãos Unidas (padaria), Grife Morro da Cruz (confecção), Univens (confecção de camisetas), Cooperbom (confeitaria), Mãos Amigas (malharia), Alumifer (produção de panelas), Ecomorango (produção agroecológica) e Artesanato Marista Santa Isabel.