O que oprime ao pobre insulta aquele que o criou,
mas a este honra o que se compadece do necessitado.
Pv 14.31
No texto de Lc 24.13-35, em que os discípulos caminham para Emaús, o Senhor se revela na acolhida e no pão partilhado com um estranho, isto é, no serviço ao necessitado. Esse serviço a linguagem bíblica define como DIACONIA.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) tem buscado ir, de forma conseqüente, ao encontro da/o necessitada/o para um esforço conjunto de superação da injustiça. Criou-se, então, um ministério específico dedicado ao serviço, o Ministério Diaconal.
O ministério do serviço diaconal cabe à comunidade toda, mas ele necessita também de pessoas que se preparem, estudem e queiram dedicar sua vida toda a ele. Esse ministério precisa de pessoas que queiram servir, assumindo o Ministério Ordenado.
Assim, foi com alegria que a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte (CECLBH) acolheu a Obreira Diaconal em Formação, Valdineia Bull. Ela, ao longo de alguns anos, somou ao aprendizado teórico o aprendizado diário junto às pessoas em várias frentes nessa comunidade. Ela chegou ao fim desse período de formação. Por isso, a CECLBH, orgulhosa, está em festa, pois a Valdineia Bull pediu a sua ORDENAÇÃO AO MINISTÉRIO DIACONAL.
A consolidação da vocação de Valdineia foi também oportunidade para que a CECLBH amadurecesse como comunidade a sua própria vocação diaconal. A Ordenação da nossa Val fecha um ciclo para ela e para a comunidade e abre, ao mesmo tempo, o horizonte da diaconia.
Esse horizonte contempla uma promessa ecumênica, pois a necessidade dos excluídos não conhece diferenças confessionais e, ir ao encontro dela, é chance para superação das diferenças confessionais.
Foi com esse espírito de alegria e abertura à promessa que a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte (CECLBH) celebrou e festejou, no dia 29de junho, a ORDENAÇÃO AO MINISTÉRIO DIACONAL DE VALDINÉIA BULL com a presença do P. Sinodal Rolf Schünemann, da Diretora da Associação Diacônica Luterana (ADL), Obreira Diaconal Vera Nunes, da Presidente do Conselho das/os Obreiras/os Diaconais Gerlinde Weber. Foi um momento especial para a CECLBH.
Valdineia Bull
Meu nome é Valdineia Bull e nasci em Itarana-ES. Meus pais são trabalhadores rurais e vivem da produção de café. Somos 9 irmãs/aos. Uma irmã faleceu em 1998 em decorrência da leucemia, quando tinha 1 ano e 11 meses.
Em 1993 fui estudar na ADL (Associação Diacônica Luterana). O curso de formação, em nível de 2º grau, durou 3 anos. Encerrado o período de estudos, vim para Belo Horizonte/MG em fevereiro de 1996, para fazer o estágio. Neste período de 4 meses, ajudei nas aulas de reforço escolar para as crianças da favela, nas dependências da Igreja da Paz.. Uma vez por semana ia para a Creche Cantinho Amigo, no município de Ribeirão das Neves, um dos municípios mais pobres da Região Metropolitana de Belo Horizonte. E ainda reservava um dia também para ir ao Lar Luiza Griese, onde ministrava dança Sênior e conversava com os idosos. Ao final deste período, houve uma avaliação do estágio que foi positiva, e o interesse pela continuação do meu trabalho foi unânime.
Na época o P. Hans Zeller era pastor na comunidade e idealizava um trabalho com as crianças e adolescentes pobres da favela da Serra. Ele conheceu uma família dentro da favela, da qual alugou uma casa para que o trabalho de reforço escolar acontecesse ali, evitando que as crianças descessem o morro. Havia riscos na rua e a tentação de se deslocarem para o centro da cidade. Eram 30 crianças e adolescentes e o espaço era precário e sem infra-estrutura apropriada para este tipo de atendimento.
Então surgiu a proposta, do então presidente da Associação de Moradores da Vila Fátima, pedindo para que o espaço da Associação fosse aproveitado, pois estava ocioso, era ponto de usuários de droga e corria risco de invasão. A expectativa do presidente era que fosse feito um trabalho com as crianças e adolescentes pobres da Serra. Então, a partir de 16 de setembro de 1996, o trabalho começa a crescer em todos os sentidos. A partir de 1997 não estávamos mais sozinhos e a equipe de trabalho aumentou para atender a demanda. O trabalho cresceu muito e o número de crianças atendidas também. Firmamos parcerias importantes e ampliamos o foco das nossas preocupações.
No dia 21 de dezembro de 2001 uni minha vida à de Hélio Cássio Gomes numa breve cerimônia no civil, quando dissemos sim um para o outro. No dia 19 de abril de 2002 nosso filho Richard Bull Gomes nasceu vistoso e cheio de energia e vem nos abençoando dia após dia. No dia 8 de setembro ele foi batizado na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte. No mesmo ano, em 20 de dezembro, recebemos a bênção matrimonial na mesma comunidade.A partir de 2002 assumi a Coordenação dos Projetos voltados para a faixa etária que vai de 7 a 18 anos.
Pretendo continuar em busca de melhor servir com os meus dons na seara do Senhor, apoiando pessoas para que se reconciliem consigo mesmas e com as outras, rumo a uma vida em abundância. Peço que Deus me dê esta dádiva e que o Espírito Santo me inspire criativamente dia-a-dia.