|

 

Dois temas foram debatidos no 2º Encontro de Regentes do Sínodo Rio dos Sinos: Música e Liturgia, apresentado pelo pastor Dr. Nelson Kirst, professor da Escola Superior de Teologia (EST), de São Leopoldo (RS); e Contraponto, presidido pelo músico Julio Cezar Appolo, regente do Coral da Ascensão de Novo Hamburgo (RS).

O debate entre os regentes apontou para varias ações possíveis e necessárias, relata Cleonir Geandro Zimmermann, do Conselho Sinodal de Música. Entre estas ações estão citadas: O cadastro de todos os regentes que atuam no Sínodo, afim de criar uma Rede de Regentes; a criação de uma Liga Sinodal de Coros e Coristas; a ampliação do já sugerido “Curso de Aperfeiçoamento Litúrgico” para “Curso de Aperfeiçoamento Músico-Litúrgico”; o aumento do trabalho com música voltado a crianças e adolescentes nas comunidades; a aproximação com a Escola Sinodal de Educação Profissional (Esep) da EST (antigo Instituto de Música), por ela formar regentes que podem vir a atuar no âmbito do Sínodo.

O encontro realizou-se no dia 28 de junho, na EST, e reuniu 12 regentes que atuam no Sínodo Rio do Sinos, vindos de Torres, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.