|

 

A Assembléia Legislativa (AL) do Rio Grande do Sul apresentou, na última segunda-feira, 13 de outubro, as bases de uma campanha institucional de combate à violência e valorização da paz. A campanha, ainda sem nome, é proposta do 1º presidente da Assembléia, deputado Ronaldo Zülke (PT), e, segundo o jornal Zero Hora, dezenas de empresas, entidades não-governamentais, representantes de igrejas, dos governos do Estado e do município de Porto Alegre e do Ministério Público lotaram a sala da Presidência da AL. Na ocasião, a IECLB esteve representada pelo pastor presidente, Dr. Walter Altmann, e pelo assessor da Presidência, Dr. Carlos Bock. Dom Dadeus Grings esteve entre os representantes da Igreja Católica.

“A sociedade está exigindo uma ação acima das divergências políticas, que envolva vários parceiros. Queremos uma abordagem mais ampla sobre o tema. A violência não é um problema apenas social. É preciso uma reflexão sobre o problema”, explicou Zülke. Ele ressaltou que a reunião tinha como objetivo apresentar a iniciativa e criar uma comissão executiva capaz de garantir os próximos passos da ação.

O pastor presidente Altmann manifestou o apoio à proposta da parte da IECLB e das igrejas ecumênicas, mencionou a campanha das “badaladas pela paz” – realizada na IECLB contra o início da guerra no Iraque –, o tema de intercessão comum pela paz havido em toda Igreja, citou o atual tema, que aponta para a preocupação concreta com as crianças – “Que nossas crianças tenham presente e futuro!” – e reportou-se à Década de Superação da Violência do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Altmann informou ainda sobre a 9ª Assembléia do CMI, marcada para fevereiro de 2006, em Porto Alegre.

A Comissão Executiva da campanha gaúcha terá sua primeira reunião na próxima segunda-feira, 20, onde Carlos Bock representará a Presidência da IECLB.

Fonte: Notícias IECLB (ISK)