A Igreja Martin Luther ficou lotada para o culto-concerto especial que celebrou mais um aniversário da Reforma Luterana, no domingo 26 de outubro.
A comunidade recebeu a visita do Coral do Estado de São Paulo, que apresentou seis músicas de compositores ligados à história da Igreja Protestante, como Johann Sebastian Bach, Josef Bruckner e Johannes Brahms.
No final, o coro, formado por mais de 60 integrantes, ainda fez uma surpresa cantando uma peça de Georg Friedrich Händel que não constava do programa.
O Coral, sob a regência do maestro José Ferraz de Toledo, participou de toda a liturgia. As músicas foram intercaladas com textos explicando aspectos da história e dos fundamentos da Reforma, liderada por Martim Lutero no século XVI. Os textos foram selecionados pela regente do Coral Martin Luther, Juliana Damião Gomes, pelo professor de história Vinícius Galleazzo e pelos pastores Frederico Ludwig e Vera Weissheimer, que os leram durante o culto. O Coral Martin Luther também participou cantando junto com o Coral do Estado a música “Partilha”. Um dos momentos mais belos foi quando comunidade e coralistas se uniram para entoar “Castelo Forte”, o mais conhecido e talvez mais significativo hino composto por Lutero.
Embora o culto tenha se estendido além do seu horário habitual, terminando praticamente ao meio-dia, ninguém reclamou. Pelo contrário, foi uma celebração que deixou toda a comunidade emocionada e agradecida pela oportunidade de assistir a um grupo de alto nível apresentar composições de autores que, louvando a Deus, construíram a história de uma Igreja da qual somos herdeiros e seguidores mesmo passados tantos séculos. Ficou a certeza de que momentos assim, que nos aproximam do Criador e da beleza de sua criação, podem e devem ser repetidos no futuro.