A mais antiga comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que completou 180 anos em maio de 2004, inaugurou a nova iluminação de sua fachada (foto) no culto do dia 30 de novembro de 2003, primeiro domingo de Advento.
O culto foi concelebrado pelo pastor Armindo Müller, pároco local, e o pastor Telmo Noé Emerich, da Comunidade de Petrópolis e foi baseado em hinos que saudavam o Advento, tempo de vigília que antecede a celebração do Natal de Jesus. O culto em alemão iniciou-se às 18 horas, com uma freqüência muito boa. Foi um culto tradicional onde cantamos os nossos lindos hinos de Advento, acompanhados por órgão de tubos e violino, informou o pastor Müller.
Erguei os arcos triunfais / ao rei dos reinos celestiais / Ele é das glórias o Senhor / de todo o mundo o Salvador / traz vida e eterna redenção / Exulte o vosso coração / Louvado seja Deus / o criador nos céus, diz a primeira estrofe do hino 5 (HPD), cantado em diversos momentos do culto.
O culto em português foi memorável. Quem lá esteve saiu encantado e tocado e a cidade só fala do que viu e ouviu. O culto teve a participação e membros da comunidade que fizeram leituras. A comunidade cantou com vontade e ânimo, o que trouxe maior brilho. Participaram ainda o grupo de canto da comunidade, onde se destaca o Pai Nosso entoada pelas vozes masculinas. Também a JE cantou. Trouxeram palavras de saudação o P. Telmo e o representante da prefeita municipal, testemunhou Müller.
A celebração foi composta das palavras do dirigente, seguidas de responsos da comunidade. No início do novo ano litúrgico foi feito o lançamento do tema da IECLB para o ano de 2004 e ano do Jubileu de 180 anos da comunidade.