|

 

Com culto festivo na Paróquia Blumenau-Itoupava Seca (SC), no primeiro domingo de Advento, 30 de novembro, foi dado início ao projeto “Reavivar o canto em comunidade”, organizado pela Fundação Isaec de Comunicação (FIC). O evento também contou com a presença do pastor presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann (pregador do culto), e da pastora sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Mariane Beyer Ehrat.

Conforme a organizadora, Hanny Hopfer, presidente da FIC, o projeto objetiva a mobilização das comunidades da IECLB para valorizar mais o canto nos cultos. “Nós, cristãos, podemos e devemos participar mais ativamente dos cultos. Não é responsabilidade apenas do pastor e das lideranças criar o ambiente harmonioso que precisamos para louvar e adorar a Deus. Todos devemos orar, comungar e cantar juntos, de coração aberto”, acrescenta Hanny.

De fato, em muitas comunidades, o canto deixa a desejar. Os participantes jovens têm dificuldade da cantar os hinos tradicionais e as pessoas idosas não conseguem acompanhar o ritmo dos cantos novos. O resultado é que os cantos nos nossos cultos são muito fracos e não dão testemunho de uma fé alegre, viva e contagiante. Na época de Martim Lutero, o canto foi um instrumento importantíssimo para levar a idéia da Reforma adiante e para integrar a comunidade na reflexão, no testemunho da fé e na conscientização do povo de Deus, aponta o pastor Friedrich Gierus.

Durante o culto de lançamento do projeto foram honrados dois autores de hinos do hinário “Hinos do Povo de Deus”, o pastor emérito Dr. Lindolfo Weingärtner e Alfons Butzke, e o pastor e maestro Frank Graf como compositor de uma séria de melodias do mesmo hinário.

Em sua pregação, o pastor presidente relacionou o momento alegre do lançamento do projeto “Reavivar o canto…” com o Advento e com a vinda de Jesus, celebrada no Natal, “uma alegria que reina mesmo que haja dificuldades e tristeza”, enfatizou Altmann.

O Grupo Vocal Isaec, sob a regência de Frank Graf, contagiou a comunidade no canto, escreve Gierus. Na ocasião também lançado o CD com hinos do Hinário “Hinos do Povo de Deus 1”, visando ser um auxílio no reavivamento do canto.