A 58ª Convenção Nacional da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), aberta no culto do centenário, domingo, dia 11, em Gramado, e que se desenrola em Canela (RS), de 11 a 15 de janeiro, tem seus trabalhos voltados ao planejamento da missão da igreja até 2010.
Em sua saudação, na segunda-feira, 12, o pastor presidente, Dr. Walter Altmann, expressou em nome da IECLB e de suas congregações o regozijo pelo centenário da igreja-irmã. “De múltiplas maneiras Deus tem abençoado a IELB, como também a IECLB”, expressou Altmann. “Permitam-me compartilhar minha convicção de que, em seus caminhos muitas vezes surpreendentes, mas sempre maravilhosos, Deus inclusive tem querido abençoar uma igreja através da outra”, acrescentou. O líder da IECLB também reconheceu explicitamente que “em muitos sentidos a IELB tem estado passos à frente da IECLB”. Como, por exemplo, “no uso do vernáculo em nossas congregações, na formação de pastores em terras brasileiras e, mais recentemente, no seu projeto missionário de se tornar presente em todos os estados de nosso país”.
De outra parte, prosseguiu, “bem sabemos que nesse um século de existência da IELB houve não poucas situações de tensão e mesmo conflito entre nossas igrejas e suas congregações. Tampouco seria autêntico afirmar-se que essa história já esteja totalmente superada”. Na convicção de Altmann, uma análise honesta mais detida haveria de encontrar “mal-entendidos, rivalidades competitivas, equívocos e pecados de ambos os lados, pelos quais devemos constantemente pedir perdão ao misericordioso Deus”.
Contudo, prosseguiu o pastor presidente da IECLB, “temos sobejas razões para nos alegrarmos com as portas que Deus nos tem aberto e pelos caminhos que ele nos tem apontado nas últimas décadas, possibilitando uma cooperação entre nossas igrejas em diversas áreas”. Como outros exemplos ele mencionou a devoção em família através do Castelo Forte, o fortalecimento de base confessional comum através da publicação conjunta de Obras de Lutero e do Livro de Concórdia, projetos na área de Comunicação, iniciativas no ensino teológico e no testemunho público, celebrações conjuntas no Dia da Reforma.
Leia a saudação proferida por Altmann na íntegra clicando aqui!
Fonte: Notícias IECLB (ISK)