|

A Vulgata de São Jerônimo, impressa em Veneza, em 1583, a Bíblia Sacra em latim, medindo 0,5 centímetros quadrados, equivalente a um grão de arroz e que contém a oração do Pai Nosso em vários idiomas, e a primeira Bíblia em língua portuguesa em volume único, de 1819, são algumas das raridades que integram o acervo do Museu da Bíblia em Barueri, na Grande São Paulo. O Museu da Bíblia, único nesta área no país, é uma parceria da Sociedade Bíblica do Brasil com a Prefeitura Municipal de Barueri, onde ele está localizado.

Inaugurado em dezembro, o Museu tem cerca de 3 mil títulos. Ele foi projetado por arquitetos especializados, que previram espaços temáticos, como a Bíblia no mundo, a Bíblia e as crianças e um espaço rotativo, para exposições.

Abriu esse espaço a exposição “200 anos de Sociedades Bíblicas do mundo”, em homenagem ao marco histórico, em 2004. O Museu permite a interatividade com o público, como o jogo de conhecimento bíblico, a sala de escuta com atividades de áudio e vídeo, e um painel de perfumes bíblicos, como a mirra, canela e a rosa de sarom.

A entrada ao Museu é gratuita e o visitante nele encontrará uma réplica da prensa de Gutenberg e um banco de imagens, contendo porções bíblicas e Testamentos do século XIX.

Conheça o trabalho da Sociedade Bíblica do Brasil e do Museu da Bíblia visitando o site www.sbb.org.br.

Fonte: ALC/Notícias IECLB (ISK