|

India, a primeira imagem

Por Luis Stephanou*

O primeiro contato com a Índia foi impressionante. Não, não foi alguma vaca sagrada já na pista do aeroporto. Tampouco ocorreu com a permanente confusão de cores, sons e cheiros.

Sequer foi algum homem santo passeando nu pelas ruas, nada de encantadores de serpentes, vendedores de qualquer coisa ou mulheres ricamente adornadas com suas jóias. Nada de elefantes, macacos ou qualquer outro bicho. Tudo isso estava na minha imaginação, nutrida pelas leituras dos últimos meses. O que me impressionou sequer estava na Índia, pois ainda estava no avião!

A TV a bordo mostrava uma espécie de MTV indiana e, para minha surpresa, lá estavam as britneys spears, madonnas, rick martins que estamos acostumados a ver — só que, neste

caso, com caras indianas. Cantavam e dançavam em sensuais coreografias (juro!), com direito à inusitados movimentos de câmara (efeitos tipo matrix), roupas e poses provocantes, paisagens, carrões e tudo mais.

Pois é! Tem certa modernidade que se entranhou em todos os lugares — já não sabemos (desconfio que nem queremos) viver sem ela. Confesso que foi um choque. Espero ter outros nos próximos dias.

*Assessor programático da Fundação Luterana de Diaconia