|

encontros com novos membros
Profissão de fé

Não é o ato religioso que faz com que o cristão seja cristão,
mas sim sua participação no sofrimento de Deus na vida do mundo”

(Dietrich Bonhoeffer)

Os novos membros que estão participando ativamente da comunidade querem saber mais sobre a história, a organização e os conteúdos de fé da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O grupo já se reuniu duas vezes. Nestes encontros os participantes estudaram o modo como a nossa igreja está organizada. Também partilharam facilidades e dificuldades sentidas no começo da integração com a sua nova comundiade de fé.
Motivados pelos debates e reflexões dos primeiros encontros, os participantes decidiram reunir-se mensalmente. Apocalipse, inferno, morte, ressurreição, graça, pecado, justificação, possessão demoníaca, libertação, cura serão aluguns dos temas dos próximos encontros. O Grupo está aberto para acolher novos participantes.

Quem é membro da IECLB?
Somos membros da IECLB pelo batismo que ela administra ou reconhece.
O membro de outra igreja cristã é admitido mediante profissão de fé, após ter recebido a necessária instrução sobre a doutrina e vida comunitária da IECLB.
A admissão de menores de catorze anos deve ser requerida pelo responsável por sua educação.
Todas as pessoas batizadas são inscritas no quadro de membros da comunidade.
Temos direito a voz e voto, na assembléia da comunidade, a partir da confirmação ou profissão de fé.
Podemos ser eleitos para cargos deliberativos a partir dos dezoito anos, e para cargos executivos, a partir dos 21 anos.

Que faz o membro da IECLB?
O membro integrado na comunidade participa na vida de culto da comunidade.
É ali que Deus nos serve, por meio da palavra, dos sacramentos e da comunhão fraternal, em solidariedade e partilha. O serviço de Deus nos conforta, liberta e nos desafia para lhe servirmos na comunidade e no mundo em que vivemos.
Por gratidão, o membro contribui financeiramente com a comunidade, para que esta possa realizar a missão de Deus no mundo, manter a sua administração, bem como da paróquia, do sínodo e da IECLB.
A comunidade é, pois, alvo e instrumento da missão de Deus. A fim de conscientizar e capacitá-la para essa tarefa, Deus lhe concede ministérios, cargos e funções. 

Qual a tarefa de pessoas colaboradoras leigas?
A amplitude da missão de Cristo requer que a comunidade chame pessoas leigas
para participarem, segundo o ministério compartilhado, na realização de cultos e ofícios,
na instrução cristã, assistência, orientação de grupos, visitação, música, administração e em outros campos de ação, conforme necessidade e possibilidade. 

Qual a tarefa de presbíteros e presbíteras?
Eles administram e dirigem a comunidade, assegurando a continuidade do trabalho eclesiástico
em todos os setores da comunidade, segundo o ministério compartilhado, em co-responsabilidade com obreiros e obreiras.