|

O Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor, o programa da Fundação Luterana de Diaconia e da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) junto aos agricultores familiares da região Sul, participou em fevereiro da Expo Fome Zero – Brasil Socialmente Responsável. O evento foi aberto oficialmente no dia 10 de fevereiro pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Na cerimônia de abertura, o presidente Lula destacou que a Expo Fome Zero representa um grande passo de transformação de mentalidade: “É o início de um projeto de desenvolvimento humanista e sustentável”. Lula disse ainda que a única guerra que vale a pena é a guerra contra a fome e a miséria.

Durante dois dias, empresas, ONGs e entidades mostraram na Expo Center Norte, em São Paulo (SP), o que estão fazendo para construir um país mais solidário. O Capa foi convidado para apresentar o Projeto Alimentando a Cidadania – Fome Zero. A iniciativa, que tem parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas (RS), trará cerca R$ 1,8 milhão para cerca de 3 mil e 500 agricultores de oito municípios da região Sul do Estado.

Através do projeto montado pelo Capa, agricultores cadastrados comercializarão seus produtos, que serão destinados aos programas sociais da Prefeitura de Pelotas. Além dos agricultores, estarão sendo beneficiadas 25 escolas infantis, nove unidades assistenciais e 18 comunidades religiosas (Católica, Luterana e Anglicana) que preparam o sopão e carreteiro. Outras dez comunidades recebem sacolas com alimentos. A meta é estar atendendo cerca de 30 mil pessoas em situação de carência sócio-econômica de Pelotas.

Ainda na abertura do evento que contou com 138 expositores, a Coordenadora do Capa, Rita Surita, entregou o folder do “Alimentando a Cidadania” ao Presidente Lula e expôs ao ministro Patrus Ananias o bom andamento do projeto Alimentando a Cidadania – Fome Zero na região de Pelotas.

Fonte: Daniel Hammes, assessor de Comunição do Núcleo Sul