|

Mulheres em busca de plenitude de vida, com enfoque na mulher jovem, foi o assunto central do Seminário do Cone-Sul da Secretaria da Mulher na Igreja e Sociedade (Meis) da Federação Luterana Mundial (FLM), que ocorreu de 18 a 21 de maio, em São Leopoldo (RS), reunindo cerca de 30 mulheres com o objetivo de capacitar as lideranças femininas das diferentes igrejas luteranas da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Brasil. 

Queremos discutir quem é essa mulher jovem na igreja e na sociedade. Sabemos que ela trabalha, estuda, tem filhos, mantém família, mas também quer espiritualidade. Mas quais são os espaços que a igreja abre para esse novo tipo de mulher? – perguntou-se a coordenadora de mulheres luteranas do Cone Sul, Vera Roth, de Novo Hamburgo, da IECLB. 

O evento também contou com a presença do pastor primeiro vice-presidente da IECLB, Homero Pinto, na manhã de quarta-feira, que saudou o grupo em nome da Presidência da Igreja brasileira.

Na busca de capacitação para o trabalho com mulheres jovens, o seminário contou com a assessoria do Departamento Nacional para Assuntos da Juventude (DNAJ) da IECLB, liderada por seu diretor, o catequista Cláudio Becker e Vera Martins. A base do trabalho apresentado foi os recortes das oficinas de liderança oferecidas pelo departamento, onde estão inseridos assuntos como os diferentes tipos de violência e auto-estima dos jovens. Também foram compartilhados uma série de exemplos de jovens que buscam a igreja, mas que nem sempre são acolhidos como deveriam. A importância de se criar espaços saudáveis, onde as jovens de fato possam discutir as questões que as angustiam foi outro dos aspectos destacados pela assessoria.