|

‘Espelho, espelho meu, existe alguém que não foi criada à imagem de Deus?’ Assim a Pastora Maria Helena Ost iniciou a reflexão durante a celebração no Dia Sinodal da OASE – Sínodo Vale do Taquari, que reuniu mais de 500 mulheres na Linha Wink, Paróquia Evangélica de Estrela/RS, no dia 02 de junho. Todo o dia foi dedicado a falar da não violência, especialmente da não violência contra as mulheres, dentro da campanha da Década para Superar a Violência – 2001-2010 – proposta pelo Conselho Mundial de Igrejas e acolhida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, do qual a IECLB é membro. 

No Dia Sinodal da OASE, contamos com a presença de duas assessoras: a Pa. Dra. Wanda Deifelt, que nos falou sobre os estereótipos/modelos de masculino e feminino na cultura e sua visibilidade nas relações entre mulheres e homens; e a Pa. Ms. Karen Bergesch, que nos trouxe conceitos de violência e dados referentes a violência contra as mulheres no Brasil. Todas as mulheres participantes do encontro receberam em mãos e acompanharam a exposição da Pa. Karen a partir do folder da PPL – ‘As mulheres dizem não à violência’. 

Através da celebração coordenada pela Diretoria Sinodal da OASE e da palavra das assessoras, as mulheres foram animadas a não silenciar diante de violência sofrida e a buscar ajuda, por exemplo, junto a Casa de Passagem do Vale ou a Delegacia da Mulher. Mas, especialmente, foram encorajas a ser mulheres que, no seu dia-a-dia, vão propondo um jeito novo de relacionar-se, recuperando o bem-querer para consigo mesmas, modificando elementos na cultura e na religião que desconsideram as mulheres como imagem de Deus, para, com liberdade cristã, poder viver também ‘Bem-te-quero’, encontrando nos homens parceiros de vida!

O tema do dia, ‘Bem-me-quero, Bem-te-quero: Construindo Relações de Paz’, que tem nos mobilizado desde o início do ano no trabalho em grupos da OASE e em Seminário Sinodal da OASE, transformou-se em arte; através da música, do teatro, da poesia as mulheres de diferentes grupos falaram de suas dores, da superação da violência e da busca por relações de paz entre mulheres e homens.

Fonte: Pastora Scheila dos Santos Dreher, Lajeado/RS