|

Ocorre na Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo (RS), de 31 de maio a 4 de junho, o encontro de biblistas latino-americanos envolvidos com a Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana (Ribla). Em torno de 40 pessoas de 11 países e de diferentes igrejas participam do evento, que tem entre seus objetivos discutir o movimento bíblico e a temática “Raízes Afro-Asiáticos do Mundo Bíblico – desafios para a exegese e a hermenêutica latino-americano”, bem como organizar futuras edições da revista.

Peru, Equador, Costa Rica, Colômbia, Argentina, Bolívia, República Dominicana, Cuba, Canadá, Estados Unidos e Brasil são os países representados no encontro, promovido pela EST e pelo Centro de Estudos Bíblicos (Cebi).

Ribla tem sido, desde a década de 80, ao mesmo tempo, uma Revista e um espaço para a articulação de biblistas da América Latina comprometidos com as lutas de libertação e construção de alternativas de poder e saber popular. 

Na quarta-feira, 2 de junho, às 19h, o evento se tornou uma “noite pública” no Auditório do Colégio Sinodal. O tema do encontro – “Raízes Afro-Asiáticos do Mundo Bíblico…” – foi debatido, em forma de painel, pelos biblistas Elsa Tamez, da Universidade Bíblica Latino-Americana, da Costa Rica; Alexandre Galazzi, da Comissão Pastoral da Terra, de Macapá/Amapá; Jorge Pixley, do Seminário Batista, da Nicarágua; Maria Chávez, do Instituto Superior Ecumênico Andino de Teologia, da Bolívia; Nancy Cardoso Pereira, da Universidade de Campinas, São Paulo; pelo teólogo e pastor da IECLB Milton Schwantes, da Universidade Metodista de São Paulo; Maricel Mena López, professora colombiana da EST; e por Peter Nash, da Universidade de Wartburg, Estados Unidos.

Também foi relançado o livro Abrindo Sulcos – para uma teologia afro-americana e caribenha. Organizada por Peter Nash e Maricel Mena López, a publicação é resultado de um mutirão de integrantes do Grupo Identidade da EST.

Fonte: Notícias IECLB (ISK)