Durante a comemoração Fertsch apresentou o grande grupo de voluntários que o auxilia na nada fácil e minuciosa tarefa de selecionar e preparar os selos. Ele enfatizou que a IECLB-Selos tem conquistado uma reputação ímpar entre os círculos filatélicos da Grande Porto Alegre e além, auxiliando desta forma centenas de crianças carentes no Brasil afora.
A venda de selos acontece de três maneiras: diretamente na residência do coordenador (em Vera Cruz), por correspondência e nas duas feiras anuais – uma ocorre em maio e a outra, em outubro, já há anos sempre na Comunidade de São Leopoldo. “As exposições (feiras), na verdade, se constituem também em encontro de filatelistas”, aponta Fertsch. Até agora, já foram realizadas 41 feiras de selos dentro da campanha da IECLB.
Na cerimônia de comemoração dos 25 anos da IECLB Selos, Dieter Fertsch destacou ainda a importante contribuição das centenas de pessoas que contribuíram e contribuem com a doação de selos, e definiu a OGA do Brasil e da Alemanha como “os ministros da propaganda” da campanha da IECLB. A partir de um selo em homenagem ao rei Gustavo Adolfo II, luterano sueco morto durante a batalha de Lützen, em 16 de novembro de 1632, Droste compartilhou aspectos da vida deste soberano, em cuja memória foram criadas obras de ajuda a comunidades e pessoas em necessidades.
Das mãos do pastor Droste, Dieter Fertsch recebeu coleção de selos entregue por um pastor já idoso – que quer permanecer no anonimato –, visando contribuir para a campanha de selos. Como presente pessoal, da parte da IECLB e da OGA, Fertsch recebeu uma luminária especial para o trabalho de seleção de selos. Os 25 anos da campanha também estão sendo marcados por um banner, entregue por Marcos Fiegenbaum, da Verbo PontoCom – e com uma camiseta alusiva à data. Um exemplar da camiseta foi entregue aos pastores Homero Pinto e Friedrich Gierus e ao presidente do Conselho da Igreja e representante sinodal da OGA, Luiz Artur Eichholz.
Em média, o valor arrecadado pela campanha anualmente chega entre R$ 3.500,00 e R$ 4.000,00, e em 2004 será destinado para o Projeto “Pé na Vila” – Missão Infantil da Comunidade Monte Moriá, em Curitiba.
Ana Maria Brackmann, de Curitiba, presidente do Sínodo Paranapanema e representante sinodal da OGA, agradeceu antecipadamente pela esta doação da IECLB-Selos à uma instituição infantil da Comunidade Evangélica de Curitiba. De maneira especial expressou gratidão “às muitas mãos” que colaboram com esta campanha de arrecadação de fundos em favor da criança carente.
Contatos com IECLB-Selos podem ser feitos pelo e-mail: dieterfert@gmail.com, pelos telefones 51 3718-1360 ou 51 9676-3617 ou, ainda, com correspondência para Dieter Fertsch, caixa postal 06, 96880-000 Vera Cruz/RS.