|

No período de 27 a 29 de agosto aconteceu o XVII Encontro Sinodal de Mulheres do Sínodo da Amazônia, sob a coordenação da Virgínia e da Pastora Lisa, respectivamente coordenadora e assessora teológica do Departamento de Mulheres do Sínodo da Amazônia.

Cerca de 120 mulheres se deslocaram em torno de 370 a 470 Km para participar deste encontro de final de semana.

A temática versava sobre: Bibliodrama baseado no texto da Mulher Cananéia de Mt 15,21-28. As pastoras Lisa Brehm, Carla Krüger e Regene Lamb coordenaram do tema, cujo trabalho com muitas mãos em argila, trouxe muita formação e propostas concretas de ação nas referidas comunidades.

Os temas de maior necessidade de continuação são: violência e alcoolismo.

A Comunidade de Vilhena foi a hospedeira que acolheu todas estas mulheres com muito carinho, presenteando-as com uma lembrança -marca páginas de ponto cruz -feita com as próprias mãos.

No domingo pela manhã, celebramos o culto com a comunidade local, onde a partilha vivenciada e proposta de ação foram colocados nas mãos de Deus. Um momento muito forte foi a imposição de mãos e a unção de óleo na Ana, mulher muito ativa, mas que agora sofre de depressão.

Deus foi muito gracioso e bondoso, na proteção das viagens, sempre longas aqui na Amazônia, tanto na ida como na volta, durante o encotro, e irá com certeza, fazer as sementes brotarem.

Um desafio proposto pelas mulheres para com o P. Sinodal, presente durante todo encontro, foi que faça o segundo encontro sinodal de homens. O qual já está agendado para novembro próximo em Rolim de Moura. Pois os homens precisam também descobrir o seu espaço e trabalhar a sua cultura para que a família tenha mais paz e viva os horizontes do amor, esperança e fé viva.

As mulheres sairam muito animadas, já para o próximo encontro: Encontro Nacional de Gênero – Mulheres da PPL, o qual está sendo organizado pelo Departamento Sinodal de Mulheres e pela Coordenação da PPL no Sínodo da Amazônia em parceria com a coordenação da PPL. Este encontro acontecerá nos dia 04-06 de novembro próximo no novo Centro de Formação em Cacoal, RO.

Fonte: Elio Scheffler, Pastor Sinodal