|

Na Conferência de Obreiros/as (Catequistas, Missionários, Diáconas, Pastoras e Pastores) do Sínodo Sudeste, nos dias 13 a 16 de setembro, no Lar Belém em Campinas, o pastor, professor, Dr. Milton Schwantes foi recebido com alegria pelos Obreiros e Obreiras. Afinal, ele foi o professor de Teologia Bíblica da maioria dos que compunham aquele grupo. Foram muitas as conversas, as saudações e os contatos. Todas e todos estavam com saudades. Pois, mesmo que Milton vem atuando há muitos anos nas universidades e faculdades de teologia da Grande São Paulo, as oportunidades para ouvi-lo sempre foram poucas.


Dr. Milton repartiu para o grupo novos métodos de estudo dos livros bíblicos do Antigo Testamento. A mais nova Teologia Bíblica trabalha os livros e os textos a partir da visão do todo; reorganiza a seqüência dos livros do Antigo Testamento em três partes, conforme o disposto na antiga Bíblia Hebraica, diferente da ordem e seqüência que conhecemos nas traduções para o português em uso nas igrejas. Esta é uma novidade porque por muitas décadas as melhores teologias bíblicas no mundo se desenvolveram a partir do estudo de detalhes da bíblia: versículos, palavras, pequenos textos, que buscavam resgatar minuciosamente a origem dos textos. O novo método e teologia bíblica enfoca o todo dos livros e a organização dos testemunhos bíblicos a partir do todo. Dr. Milton ressaltou que também em nossos dias a tendência é olhar para o mundo como um todo, posicionar-se diante dos principais desafios da vida no mundo como um todo. Já não é possível mais cada um buscar saídas para a superação dos problemas olhando somente para o seu próprio espaço. A mesma proposta serve também para o aprendizado da Bíblia.

Rever o Professor Milton e aprender dele, foi uma grande oportunidade para os Obreiros e Obreiras do Sínodo Sudeste da IECLB.