Vida sem Violência, um documentário de Maria Mulher – Organização de Mulheres Negras, de Porto Alegre, foi selecionado para a 12ª edição da mostra paralela do Festival de Vídeo Universitário e Brasileiro, do Gramado Cine Vídeo/2004.
O evento aconteceu em agosto, de 16 a 21, no Centro de Eventos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs. O vídeo retrata a vivência diária de um grupo de adolescentes negras atendidas pela Organização e leva assinatura de Mirela Kruel, Felipe Diniz, Marcelo Susin e Ana Luiza Azevedo.
Vida sem violência está integrado ao Programa Reciclando a Cidadania de Meninas/Adolescentes em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social. Este programa é mantido pela ong Maria Mulher, desde 1999, com apoio da Fundação Luterana de Diaconia.
Maria Mulher atua na Vila Cruzeiro do Sul, uma das mais violentas comunidades da periferia de Porto Alegre. Sua proposta é a prevenção da violência doméstica e sexual de mulheres e meninas/adolescentes negras através de atividades culturais, educativas e acompanhamento psicológico e social. O vídeo é resultado de uma parceria que Maria Mulher mantém com a Coordenação de Cinema – Sala P.F. Gastal -, do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Fonte: jornalista Vera Daisy Barcellos).
Ficha técnica do VT Vida sem Violência
Direção: Mirela Kruel e Felipe Diniz
Duração: 20 minutos
Empresa produtora: Maria Mulher – Organização de Mulheres Negras
Edição: Marcelo Susin
Fotografia: Mirela Kruel
Supervisão: Ana Luiza Azevedo
Trilha Sonora: Porshe