O Dia da Igreja, 31 de outubro, foi festejado com um almoço ecumênico na Comunidade Luterana de Guaraí, Tocantins. Toda a comunidade se mobilizou nos preparativos deste almoço. Foi impressionante a união dos membros da comunidade e a integração das pessoas de Igrejas irmãs de diferentes culturas, tradições e raças. Aqui em Guaraí existe uma miscigenação muito grande. Têm pessoas desde o extremo sul até o extremo norte – nordeste do país. O que enriquece a comunidade e a sociedade, pois diferentes idéias, costumes e tradições se juntam e caracterizam o jeito próprio de ser Igreja aqui no norte do país.
Todas as expectativas foram superadas neste evento. Atingimos uma média de 400 pessoas e, ao mesmo tempo, divulgamos a Igreja Luterana em meio a sociedade guaraiense. “Além de ser um almoço muito gostoso, vocês conseguiram fazer um evento bonito de ambiente muito agradável”, disse uma empresária. Para uma primeira atividade beneficente, a comunidade está de parabéns!
Como representante do presbitério, a secretária Christiana fez oficialmente a abertura do evento acolhendo a todos os convidados com palavras de boas vindas e saudando-os com a paz de Cristo Jesus. Ela falou da importância deste almoço para a Comunidade Luterana e da abertura ecumênica necessária entre as igrejas nos dias de hoje. Em seguida o Pastor da comunidade, Wantuil Dettmannn, falou sobre a importância da Reforma, que se tornou um marco na história do cristianismo. Teve como texto base as palavras do Apóstolo Paulo de Romanos 1.16-17. Palavras que fizeram o Monge Martim Lutero refletir sobre a salvação eterna. Se hoje somos uma “Igreja da Graça” é porque Martim Lutero protestou contra os abusos em torno do Evangelho e lutou para que a graça de Deus, revelada por meio da fé em Cristo Jesus, fosse prioridade na justificação do crente. Celebrar o Dia da Reforma em nossos tempos também é uma forma de protesto contra as injustiças que ainda são cometidas em torno do Evangelho de Jesus Cristo. A Comunidade de Guaraí está firme neste propósito.
Além do almoço, experimentamos bonitos momentos de amizade e comunhão com outros irmãos de fé e praticamos a partilha entre diferentes raças, culturas e denominações religiosas. Foi um dia de intensa vivência daquilo que Jesus Cristo deixa de exemplo em seus ensinamentos. Com esta iniciativa, a Comunidade Luterana de Guaraí esta entrando em uma nova fase, pois ela quer ser uma Igreja com identidade própria, que seja reconhecida e respeitada em meio a diversidade religiosa de Guaraí e de todo o Brasil.