Há cinco anos a Paróquia Centro de São Paulo, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), realiza um trabalho com moradores de rua.
Segundo as últimas estatísticas, vivem em São Paulo mais de dez mil pessoas na rua.
Semanalmente acolhemos em nossa igreja, nas sextas-feiras, aproximadamente 250 pessoas da rua, entre homens e mulheres, que recebem um cafezinho, seguido de um culto na igreja. Na saída do culto recebem um ticket de alimentação, com o qual podem fazer uma refeição num restaurante popular com o qual nossa paróquia mantém convênio.
Após o culto também oferecemos um espaço de conversa em grupo ou individual, bem como um grupo de trabalhos artesanais em forma de oficinas, coordenadas pela Sra. Janette B. Ludwig.
Neste grupo as pessoas tem a oportunidade de aprender algum trabalho, valorizando seus dons e resgatando sua dignidade e os seus valores, bem como a capacidade que perderam no decurso de suas vidas nas ruas de São Paulo.
Atualmente temos a oficina de sabonetes artesanais e cartões de Natal.
Durante o mês de dezembro, enquanto confeccionavam sabonetes e cartões, surgiu a idéia de ensaiar dois cantos natalinos para apresentar no culto de natal dos moradores de rua, realizado no dia 21 de dezembro.
Eles cantaram tão bem que foram convidados pelo pastor Frederico Ludwig e pela Pa. Vera Weissheimer para cantar no culto de natal da comunidade na noite do dia 24 de dezembro.
O grupo entoou como entoaram os anjos dando glória a Deus na noite do nascimento de Jesus. “A noite se iluminou” e “Quando completou-se o tempo” foram os cantos entoados pelo grupo. A alegria e a emoção habitaram nos corações e o sorriso nos rosto constante na face dos membros do grupo mostraram mais uma vez que ainda é possível viver o verdadeiro sentido do natal.
Eles cantaram e encantaram a comunidade reunida. Lindo, maravilhoso, foram algumas das expressões usadas pelos membros da comunidade na oportunidade. Assim, a comunidade centro de São Paulo vivenciou o verdadeiro natal, o nascimento de Jesus com o canto do Povo de Rua. Vivenciaram também o renascimento de pessoas excluídas da sociedade para uma nova vida.
Assim, podemos dizer que tivemos um Feliz e um Abençoado Natal.
Janette Bächtold Ludwig