|

 

A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana dos Migrantes em Cacoal, RO, que integra o Sínodo da Amazônia está muito feliz pelo término da construção do Centro de Formação.O sonho se tornou realidade. Com muitas dificuldades, mas sem nunca perder as esperanças chegamos ao nosso objetivo final. Um dos primeiros Pastores a atuar na área da Paróquia dos Migrantes escreveu, em novembro de 1975: “quem nasceu e se criou no Sul do Brasil não consegue imaginar a vasta região que se estende de Cuiabá, MT para adiante. Quando se deixa o asfalto em Cuiabá é então que se inicia de fato a viagem rumo a Rondônia. E a partir de então o viajante percebe a realidade agreste da região. As novas áreas de colonização são uma mistura de floresta amazônica, cerrado, pantanal e campo. A afluência de brasileiros de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e de todo recanto nacional, empresta à região vida humana, movimento, transformação e desenvolvimento”.

Na época de 1977 e 1978 foi feita a construção de um pavilhão comunitário que durante anos acolheu os encontros e reuniões da Paróquia e do Sínodo. No entanto nos últimos tempos a estrutura precária dos alojamentos e o espaço limitado da plenária levou o presbitério paroquial a planejar a reforma e ampliação deste pavilhão tornando-o um espaço mais aconchegante e que pudesse vir a abrigar um número superior a cinqüenta pessoas, visto que o pavilhão antigo não permitia a realização de encontros Sinodais acima de 60 pessoas . A partir desta constatação e de diálogo com o Conselho Sinodal, em agosto de 2003 iniciou-se uma parceria de construção entre paróquia e sínodo. Em setembro de 2003 foi realizado mutirão entre membros das comunidades para retirar a cobertura do pavilhão antigo e a retirada dos entulhos. Foi realizada também campanha entre os membros da Paróquia para a doação de madeiras e caçambas de terra, desta forma a Paróquia tem se dedicado a contribuir com recursos possíveis para diminuir os custos da obra.

O Centro de Formação tem como finalidade oferecer espaço apropriado, amplo e confortável para a realização de encontros, eventos, reuniões da Paróquia dos Migrantes, do Sínodo da Amazônia e de outros órgãos que o solicitarem para fins de promoção social e filantrópica.

No inicio de novembro de 2004, o centro de formação, mesmo não estando com suas obras totalmente concluídas acolheu mais de 170 mulheres de diversos lugares do País que vieram participar do Encontro Nacional de Mulheres da PPL – Pastoral Popular Luterana.

Em 20 de dezembro de 2004 a construção ficou pronta. A celebração oficial de inauguração e a confraternização esta marcada para o dia 17 de abril de 2005. Todos e todas vocês estão convidados/as a compartilhar esta alegria!

Fonte: Valtencir Kayser