|

A posse do executivo e legislativo municipal em Colombo, PR, começou com um culto ecumênico no dia 01 de janeiro às 16horas. O culto foi oficiado pelos representantes das igrejas Católica-romana, Assembléia de Deus, Batista e IECLB. Mais de 2 mil pessoas participaram da cerimônia. O prefeito José Antônio Camargo e o vice Pedro Ademir receberam ampla votação, para enfrentar as muitas dificuldades deste que é o 8º municipio do Paraná em população, com mais de 220 mil habitantes.

Colombo fica a 19km de Curitiba e serve de cidade dormitório da capital paranaense. A maior parte dos seus habitantes são ex-trabalhadores rurais da região norte do Paraná. A acentuada imigração faz com que a infraestrutura deixe muito a desejar. Não temos aqui uma usina de asfalto, um parque empresarial que objetive a geração de empregos. Não há cobertura de atendimento ambulatorial nos bairros e muitos problemas com esgotos a céu aberto. Por outro lado, os pequenos agricultores do município são um exemplo de organização em associações para a produção de hortigranjeiros orgânicos no Paraná. A Paróquia Nordeste de Curitiba tem duas comunidades em Colombo, que reúnem cerca de 100 famílias. No entanto, devido a intensa imigração esse número deve ser bem maior. Por isso, um dos projetos da Paróquia é intensificar a divulgação da IECLB no município e de campamhas de visitação. Denise Camargo, a esposa do prefeito eleito é muito ativa na Comunidade da Paz em Colombo.

No momento da posse o P. Nilton Giese falou também como coordenador nacional da Pastoral Popular Luterana. Destacou o aspecto da organização popular e o clamor dos mais pequenos. Pediu que Deus abençoasse os eleitos e eleitas com a inconformidade diante do sofrimento dos mais pobres. Leu também a carta aberta dos luteranos para as lideranças políticas, assinada pelo P. Altmann e P. Winterle e distribuiu aos 11 vereadores e 2 vereadoras, ao prefeito e vice um exemplar do devocionário Semente de Esperança.

Fonte: P. Nilton Giese