A Federação Luterana Mundial está enviando uma equipe para a Indonesia para acompanhar as igrejas membro que foram atingidas pelo Tsunami e traçar planos concretos de como as demais igrejas ao redor do mundo podem auxiliar, além de prestar solidariedade e apoio pastoral.
A equipe, que foi designada pelo Secretário Geral da FLM, Ismahel Noko, é liderada pelo Reverendo Wayne Zweck, da Igreja Luterana da Austrália e terá a duração de duas semanas. A Indonésia foi um dos países mais atingidos pelo tusanami, totalizando mais de dois totalizando mais de dois terços das 158 mil vítimas do episódio até o momento.
A equipe estará avaliando as necessidades das crianças, visto que muitas delas ficaram órfãs, e das mulheres, que já em situações normais são mais vulneráveis. Também estará sendo explorada todas as perspectivas de atuação do Departamento de Serviço Mundial e de Desenvolvimento da FLM, a curto e longo prazo. Também estarão sendo avaliadas as condições que as igrejas tem de responder efetivamente a este momento de crise e como os programas existentes podem ajudar da melhor forma as pessoas e as igrejas atingidas.
Um relatório, com as conclusões do grupo será entregue à Secretaria Geral da FLM deverá ser entregue no próximo dia 3 de fevereiro.
“Ainda que a ajuda imediata seja uma prioridade – é fundamental que continuemos apoiando nossas igrejas no processo de reconstrução” – afirmou Zweck. “Muitas vezes, no passado, após a fase inicial da emergência ter sido superada, as comunidades foram esquecidas antes de uma completa recuperação. Precisas continuar ajudando – é por isso que os luteranos precisam abrir seu coração em generosidade” – completou.
A Federação Luterana Mundial tem 12 igrejas membro na Indonésia, sendo que três delas estão localizadas nas áreas mais afetadas pelo tsunami: Aceh, Sumatra Utara e Nias, locais onde as comunidades foram completamente destruídas.
Na Índia a FLM em conjunto com a União das Igrejas Luteranas da Índia estão trabalhando para ajudar a suprir as necessidades das pessoas atingidas, em especial nas localidades de Tamil nadu e Andhra Pradesh. No Sri Lanka a Igreja Luterana integra a “Action Churches Together” (ACT) uma rede internacional de igrejas e parceiros, com sede em Genebra, que se mobiliza para ajudar as igrejas sempre que acontecem tragédias como a do sudeste asiático ao redor do mundo e está sendo coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas.
Já a Igreja Evangélica Luterana da Tailândia, não teve suas comunidades diretamente atingidas pelo desastre, mas está mobilizada para angariar recursos para as outras igrejas do sudestes asiático, para que possam ser implementados programas de auxílio.
Através da Federação Luterana Mundial a IECLB enviou um auxílio de 5 mil dólares e está incentivando campanhas em prol das vítimas.
Fonte: FLM