|

O II Congresso Latino-Americano de Catadores de Resíduos sólidos será realizado de 23 a 25 de janeiro, em São Leopoldo – RS, com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia, Cáritas, Cepa e Prefeitura de São Leopoldo. Entre os palestrantes, João Pedro Stédile, coordenador geral do MST, falará sobre o reflexo da Alca na vida dos catadores. Durante o evento, a regional RS assina convênio com a Petrobrás, Fundação Luterana de Diaconia e ong Guayí.

O II Congresso tem como tema “Não há fronteiras para os que exploram. Não haverá para os que lutam”, e inícia no domingo, dia 23. A promoção é do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR. Com o tema escolhido, o congresso deverá reunir cerca de 1.200 catadores de resíduos sólidos vindos do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, México, Colômbia e Haiti.

O evento busca promover o debate sobre a formação dos blocos econômicos nos continentes e o impacto no meio ambiente e na vida dos catadores; discutir sobre o protagonismo do catador na cadeia produtiva da reciclagem conhecer a história e as formas de organização dos catadores na América Latina; e propiciar a troca de experiências entre os catadores, técnicos e agentes dos países participantes. O objetivo final do encontro é promover uma discussão ampla com vistas à criação de políticas públicas afirmativas em relação aos catadores.


A abertura oficial do Congresso acontece às 9h (domingo, 23), com uma mística seguida por uma apresentação cultural de Cuba. A seguir, acontecerão relatos de experiências de grupos dos diferentes países presentes. Na segunda-feira, dia 24, o engenheiro agrônomo Cícero Blay falará sobre o Protocolo de Kyoto, cotas de carbono e Política Nacional de Resíduos Sólidos. À tarde, haverá mini-plenárias e será feito o lançamento do Edital de Seleção Pública de Propostas para Projetos de Tecnologias Sociais para Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis – Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS), Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e CNPq.


Na terça-feira, dia 25, o painelista convidado é João Pedro Stédile, coordenador nacional do MST, que falará sobre a Alca e o impacto na vida dos catadores, seguido de Alexandre Camboim, da coordenação nacional do MNCR, que tratará do Protagonismo do catador na gestão da cadeia produtiva de reciclagem. À tarde, acontece o lançamento do Projeto Petrobrás – MNCR Regional RS, com a participação da Fundação Luterana de Diaconia e ong Guayí de Caxias do Sul.


O encerramento do II Congresso Latino Americano de Catadores será no dia 26, quarta-feira, com a participação na Marcha de Abertura do V Fórum Social Mundial em Porto Alegre.

Fonte: FLD – Susanne Buchweitz