|

No encontro dos moradores de rua da do último dia quatorze, aconteceu um fato inédito. Durante o culto realizado na igreja, ao falar do sofrimento e da morte de milhares de pessoas na Ásia, vítimas do tsunami, os moradores de rua decidiram doar o seu ticket de alimentação para que com este dinheiro fossem comprados alimentos para serem doados ao povo da Indonésia.

Semanalmente são acolhidas em nossa igreja, nas sextas-feiras, aproximadamente 250/300 pessoas da rua, entre homens e mulheres, que recebem um cafezinho, seguido de um culto na igreja. Na saída do culto recebem um ticket de alimentação, com o qual podem fazer uma refeição num restaurante popular com o qual nossa paróquia mantém convênio.

Após o culto também oferecemos um espaço de conversa em grupo ou individual, bem como um grupo de trabalhos artesanais em forma de oficinas.

Neste grupo as pessoas tem a oportunidade de aprender algum trabalho, valorizando seus dons e resgatando sua dignidade e os seus valores, bem como a capacidade que perderam no decurso de suas vidas nas ruas de São Paulo. Atualmente temos a oficina de sabonetes artesanais e cartões de Natal.

São pessoas sofridas, marginalizadas pela sociedade e que nada têm. Que vivem única e exclusivamente de esmolas como pedintes na rua, mas que, mesmo assim, decidiram fazer a sua parte ajudando outras pessoas. Ao decidir doar o seu ticket de alimentação para as vitimas do tsunami, elas abriram mão da segurança de poder se alimentar um dia, num ato de solidariedade e amor ao próximo.

Com certeza estes moradores de rua não vão passar fome neste dia, vão encontrar um outro lugar para se alimentar. Mas abrir mão da segurança de ter um prato de comida para ajudar outras pessoas é algo que nos faz pensar. Será que nós teríamos coragem de fazer algo semelhante?

Ao tomar esta decisão, impressionante foi ver a alegria estampada no rosto de todos na igreja. Os moradores de rua riam, choravam, gritavam e cantavam de emoção por poder, mesmo na sua situação de miséria, ajudar alguém.

Este fato nos lembra a palavra do apóstolo Paulo em Gálatas 6.2 onde diz: “Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo”.

A IECLB incentica campanhas de solidariedade as vítmas, já enviou um auxílio de 5 mil dólares e abriu uma conta específica parq receber doações:

Banco:Bradesco – Agência Otavio Rocha – 0491-0 – Conta 572.700-6 – Favorecido: IECLB – CNPJ 92.926.864/0001-57

Fonte: Pa. Vera Weissheimer e P. Frederico Ludwig