Diversas denominações cristãs dão um exemplo à sociedade e realizam a segunda Campanha da Fraternidade Ecumênica. Com o lema Felizes os que promovem a paz, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) une o ecumenismo com as questões políticas, sociais, econômicas e ambientais. Em Minas Gerais, a campanha foi aberta oficialmente no dia 12 de fevereiro, na Praça da Estação, em um evento que contou com representantes das oito Igrejas que compõem o CONIC-MG, e um público de mais de 600 pessoas.
A presidente do Conselho defendeu uma maior união entre as igrejas. O amor de Deus está acima das comunidades, afirma Sônia Rosa Faria, presidente do CONIC-MG e pastora da Igreja Metodista no bairro São Gabriel. Ela defende a realização de atividades em comum entre as instituições religiosas de uma mesma região.
Gert Müller, pastor da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte (CECLBH ) e vice-presidente do CONIC-MG, considera a Campanha da Fraternidade 2005 importante para o fortalecimento do ecumenismo. Esse é mais um passo para caminharmos juntos como cristãos sem perder a identidade das igrejas, mas respeitando as diferenças e conversando fraternalmente em favor da sociedade, argumenta.
Esse é um gesto de testemunho que mostra que as diferenças não devem nos separar e podem até nos enriquecer, assim Dom Walmor de Oliveira, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, defende que as igrejas podem servir de exemplo para a sociedade.
O CONIC é formado pela Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Católica Ortodoxa Siriana do Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Episcopal Anglicana Livre, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Metodista, Igreja Presbiteriana Evangélica e Igreja Presbiteriana Unida. Essa é a segunda vez que o CONIC organiza uma Campanha da Fraternidade ecumênica. A outra vez foi em 2000, quando o lema foi novo milênio sem exclusões.
Atividades Ecumênicas no Bairro Serra.
A CECLBH participará durante este ano de diversos eventos com outras igrejas cristãs. Para março estão previstas as seguintes atividades:
• 04/03
19h Dia Mundial da Oração – tema Deixemos Nossa Luz Brilhar Igreja da Paz
• 11/03
20h Palestra A Campanha do Desarmamento. Felizes os que Promovem a Paz Ig. da Paz
• 12/03
17h Primeiro Encontro do Programa Espiritualidade e Paz Igreja da Paz
• 19/03
9h Encontro Ecumênico de Mulheres Igreja da Paz
• 20/03
6h Procissão de Domingo de Ramos Igreja São João Evangelista
• 23/03
19h30 Ceia Celebrativa Igreja da Paz
• 24/03
19h Culto Ecumênico de Lava-pés Igreja São João Evangelista
• 25/03
9h30 Culto da Paixão Igreja da Paz
• 25/03
15h Via Sacra Igreja São João Evangelista
• 27/03
6h Culto da Ressurreição Igreja da Paz
Igreja da Paz
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
Rua Dona Salvadora, 37 – Serra/BH – fone 3281-1988
Igreja São João Evangelista
Igreja Católica Apostólica Romana
Rua do Ouro, 1000 – Serra/BH – fone 3221-5756
Bruno Blankenburg, pela CECLBH