Nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro o Sínodo Nordeste Gáucho realizou a II Olimpíada Sinodal da Juventude Evangélica. O Colégio Sinodal Dorothea Schäfke, na Cidade de Taquara sediou o evento que contou com a participação de 364 jovens de 17 grupos de JEs do Sínodo. Cinco jovens do Sínodo Rio do Sinos participaram do evento com o objetivo de colher experiências para realização de uma Olimpíada em seu sínodo. Contando com visitantes e pessoas da Comunidade local acredita-se que em torno de 400 jovens estiveram no local.
A abertura aconteceu na sexta feira, dia 18, as 21h30min. O coordenador Sinodal da JE, Jorge Ismael Bauermann, saudou os/as participantes e a seguir o Pastor Sinodal Homero Severo Pinto falou aos jovens sobre a importância do evento ressaltando que a convivência e a integração que este encontro proporciona é fundamental para a caminhada da vida de fé dos/as jovens, e da Igreja como um todo. Aliás, grande parte da liderança que atua hoje em diferentes instâncias da igreja desenvolveu algum tipo de liderança nos grupos de JE. Após a palavra do pastor Sinodal alguns grupos apresentaram canções e danças folclóricas.
No sábado, a partir das 6 horas da manhã mais grupos de jovens começaram a chegar para participar dos jogos. As 8h20min, após uma meditação iniciaram os jogos. Futsal masculino e feminino, vôlei misto, ping-pong masculino e feminino, xadrez, tiro ao alvo masculino e feminino, atletismo (corridas, salto em altura e arremesso de peso) e vôlei de areia masculino e feminino foram as modalidades oferecidas. A diversidade de modalidades – algumas aconteceram simultaneamente – possibilitou que praticamente todos os jovens participassem. Sábado à noite o P. Alfredo Jorge Hagsma e Pa. Christa Satrosky Fleck – pastores da JE sinodal, celebraram um culto eucarístico no templo da comunidade local. Refletiram sobre a paz, enfocando o tema da Campanha da Fraternidade 2005 – Solidariedade e paz, bem como resgataram a Campanha da Fraternidade do ano 2000 – Dignidade Humana e Paz. Enfatizaram que não há paz sem dignidade e solidariedade. Paz é conseqüência de uma nova realidade fundamentada na solidariedade e na dignidade humana. Esta é a paz que Deus quer nos dar. O Salmo 122 e o sermão do monte ( Mateus 5.3-11) serviram como base para a reflexão.
No domingo os jogos seguiram até as 21 horas. Após a contagem da pontuação – soma de todas as modalidades – aconteceu o anúncio do resultado tão esperado. A grande campeã, juventude com maior pontuação em todas as modalidades, foi a JECAM (Juventude Evangélica de Campo do Meio – Montenegro) seguida pela JECOSE (Juventude Evangélica de Costa da Serra – Montenegro) e em terceiro lugar a JETCO (Juventude Evangélica de Três Coroas). A melhor torcida também ficou com a JECOSE e o prêmio de JE mais disciplinada ficou para a JEPICA (Juventude Evangélica de Picada Café). Após a entrega dos troféus e medalhas os grupos retornaram motivados e já aguardam com expectativa a próxima Olimpíada que deve acontecer em 2007.
Como em todos os jogos foi possível perceber que não há como evitar a competitividade, a exaltação e em certos momentos até alguns atritos. No entanto, também ficou visível muita solidariedade, sinais concretos de ajuda de um grupo para com outro, aproximação, novas amizades, troca de experiências, etc. Enfim, mais uma vez os jogos mostraram que continuam sendo um importante instrumento de integração e aproximação entre os jovens bem como um importante aliado na construção de uma cultura de paz.
Fonte: Pastor Alfredo Jorge Hagsma