Passaram vinte anos! Em 1985, nasceu o jornal regional, elo de comunicação na então 2ª Região Eclesiástica. A demanda pela Boa Notícia, através da comunicação escrita, era grande e desejada. Não se tratava do primeiro jornal destinado a leitores de uma boa extensão dos estados de Santa Catarina, Paraná, bem como de muitas outras comunidades espalhadas pelo vasto território brasileiro. A amplitude da sua aceitação e importância se fez notória em toda a IECLB.
O jornal, recém-nascido, recebeu um nome significativo: O Caminho! Tratava-se mais do que um nome. O nome dado ao novo meio de comunicação encerrava um programa. Continha, na realidade, uma proposta que qualificaria seus artigos, suas meditações e suas notícias. Isto vale até os dias de hoje.
O Caminho passou a existir para indicar, de modo criterioso, o bom caminho: Jesus Cristo. Ele é o bom caminho porque é a fonte da Verdade e da Vida. À medida que escreveu a própria história, O Caminho revelou que, no dia-a-dia dos seus leitores, é atitude sábia e prudente orientar-se pela oferta do Evangelho anunciado e, sobretudo, vivido nos exemplos práticos por Jesus Cristo. Vai, segue o teu caminho e faze de igual modo, disse Jesus ao intérprete da lei, na parábola do bom samaritano.
Em analogia à firmeza e à abertura do testemunho prático de Jesus, o jornal em festa trilhou um caminho marcado pela firmeza confessional e pela abertura que deixou à vista um horizonte amplo e aberto. Firmeza e abertura qualificaram o jornal para orientar, informar, alegrar e consolar as incontáveis pessoas leitoras.
Em nome do Sínodo Norte Catarinense, dentro dos princípios da parceria, desejo que o bom perfume do Evangelho, característica das pessoas cristãs a caminho, continue sendo veiculado também no futuro e de forma atual e contextual, através dO Caminho.
Àquelas pessoas colaboradoras, somado ao empenho dos pastores Meinrad Piske, Friedrich Gierus, Heinz Ehlert e Nelso Weingärtner, os quais, durante duas décadas organizaram e dirigiram O Caminho com amor e competência, registramos nosso reconhecimento e permanente gratidão.
Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville – SC
O Caminho – 04/2005