|

 

O Primeiro Encontro Regional de Diretores e Pastores de Mantenedoras das Escolas da Região Missões, foi realizado no dia 05 de abril em Horizontina, RS, nas dependências do Colégio Frederico Jorge Logemann. O evento reuniu lideranças de 10 escolas e paróquias dos Sínodos Planalto e Noroeste Riograndense, que refletiram sobre A Importância e o papel do/da Pastor/a e Diretor/a na relação da Comunidade e Escola. O debate foi coordenado pelos pastores sinodais: Erni Drehmer e Dari J. Appelt. Os/as integrantes partilharam expectativas de cooperação para 2005 e 2006, falando a respeito da situação das Escolas e Comunidades, dos projetos e dos sonhos. Foi um encontro significativo porque, a partir de necessidades e na avaliação de possibilidades, surgiram propostas concretas de maior cooperação, apoio mútuo e parcerias.

O diretor da escola Frederico Jorge Logemann, que sediou o encontro, Sedelmo Desbessel enfatizou que pastores/as podem ter uma participação efetiva na fundamentação teológica das atividades escolares. O próximo encontro deverá avaliar a caminhada com base nas metas propostas e desejos expressos.

No próprio convite para o encontro, os organizadores lembraram: Entendemos que as nossas Escolas (Rede Sinodal) são um espaço de atuação comunitária privilegiado, conforme inspiram as frases: “ Escola como espaço privilegiado de missão da nossa Igreja; Igreja como parceira das Escolas e vice-versa; Escola com forte atuação comunitária e com visão missionária; Escola com jeito de fazer Igreja; Escolas são o palco, púlpito para a missão da Igreja; Resgate de valores históricos na relação Escola e Comunidade.”

Nossas Escolas e Comunidades estão unidas por uma herança preciosa: a Confessionalidade Luterana e a trajetória histórica de compromisso com a educação e a vida; o testemunho do Evangelho em palavras e ações. Por isso, lembrou o P. Dari ao final do encontro, “se caminhar é preciso, caminharemos unidos…”

Fonte: Claudio Luiz De Marchi e Dari Jair Appelt