Mulher: templo do amor de Deus – Com esta motivação foi realizado o 4º Encontro da Mulher Luterana do Sínodo Noroeste Riograndense, no último domingo, 5 de junho, na cidade de Santo Ângelo, RS. Cerca de mil mulheres participaram do encontro que já na celebração de abertura emocionou as participantes – a pastora Márcia Blasi da comunidade local, responsável pelo momento trouxe ao altar símbolos das temáticas dos três encontros anteriores – a auto-estima, representada por um vaso quebrado e reconstruído; a sensibilidade e a vida, representada pela água, e a paz, representada pelo feixe de trigos com uma pomba branca. Para representar o 4ª encontro, foi trazida uma vela lilás – cor das mulheres – uma alusão ao espírito de Deus, ao fogo e ao vento, que alimenta e transforma e, como as mulheres são templos de Deus, tornam-se compromissadas com a transformação do mundo. Segundo a Coordenadora do Encontro, Lourdi Bender, a intenção do encontro é proporcionar um espaço para refletir o viver, e a partir daí receber a força necessária para transformar e renovar a caminhada. Presente ao evento, o Pastor Sinodal do Sínodo Noroeste Riograndense, Dari Appelt, lembrou o tema do ano de nossa igreja e o desafio que ele coloca de sermos instrumentos de Deus para colaborar na transformação, exaltando a força das mulheres e destacando que, ainda que o encontro fique na saudade, a partir dele se coloca um novo caminho.
Para abordar o tema foi convidada a teóloga Mara Parlow que de forma muito didática e interativa falou do ser mulher, ser amor, ser templo de Deus e dos desafios e motivações desta condição.
Após breve pausa para o almoço as atividades reiniciaram a tarde, com apresentações artísticas, saudação às comitivas participantes. Um grupo de mulheres apresentou um teatro, falando da “Mulher de mil e uma atividades” – uma sátira à exploração da mulher que ainda acontece em muitos contextos. Uma celebração com Santa Ceia, oficiada pela pastora Marisa Saueressig encerrou o encontro e deixou um desafio para as participantes: Mulher, és templo do amor de Deus e dele recebes a força para transformar. Renova a tua mente e age. O mundo precisa da tua coragem.