|

Nos dias 10,11 e 12 de junho foi realizado em Toledo, PR, o workshop de programas religiosos para rádio, promovido pelo Sínodo Rio Paraná, através de sua coordenadoria de comunicação, exercida pelo Pastor Edgar Ravache e pelo Conselho Nacional de Comunicação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – CONAC IECLB – com o apoio da UCBC/ADVENIAT.

Partindo de uma demanda e potencial da região – espaços em rádios para a participação das comunidades, o curso aprofundou as características do veículo rádio, estimulando também uma olhar crítico sobre os demais meios de comunicação social. Os passos para a montagem de um programa de rádio, as inúmeras possibilidades de formatação, os recursos existentes que podem ser utilizados para dinamizar o programa e mesmo cuidados necessários com a voz foram alguns dos conteúdos abordados no curso, que também proporcionou aos participantes a oportunidade de acompanhar ao vivo um programa religioso em uma emissora de rádio e fazer o seu próprio programa – A Partilha do Evangelho – um programa dos Luteranos do Oeste do Paraná.

O Pastor Sinodal, Nilo Christmann, também saudou os participantes, falando da importância de treinamentos como este para a caminhada da igreja e expressando o seu desejo de que o tempo de aprendizagem possa ajudar os participantes em sua missão de anunciar o Evangelho – tão importante – hoje e sempre.

A comunicação como ferramenta de edificação e fortalecimento das comunidades foi outro importante aspecto abordado no curso, abrindo espaço para troca de experiências e a clareza quanto aos objetivos do trabalho com os meios de comunicação – em especial o rádio. Neste sentida, Adriana Bartz, de Toledo, PR, uma das participantes do curso, afirmou: “Vou fazer alguns exercícios para melhorar a fala e ler mais – pois agora estou ciente de que ajudamos a formar opiniões”.

Ester Wilke, de Nova Santa Rosa, PR, leva do curso muitas lições práticas que pretende aplicar em seu trabalho cotidiano: “Quero introduzir entrevistas, e outras informações sobre acontecimentos e eventos e relacioná-los com a fé. Também pretendo socializar mais o espaço do programa, convidando mais pessoas e outras paróquias.”

Os participantes também vivenciaram a dinâmica de uma rádio, visitando a Rádio Guaçu e acompanhandoo, ao vivo, o programa da Comunidade de Toledo, apresentado pelo Pastor Ravache