Foi realizado nos dias 18 e 19 de junho de 2005, o SEMINÁRIO OASE Setor Rio-Minas em Belo Horizonte. O Hotel Floresta Mágica, distante 15 km da capital, foi o cenário escolhido pela sua beleza natural, conforto e comodidade.
A coordenação geral do Seminário ficou a cargo da Presidente da Diretoria Sinodal da OASE Sra. Gudrun Braun e a organização local ficou sob responsabilidade da Presidente da OASE-BH, Eliana Mara Corrêa de Resende auxiliada por Idê Drumond e Pa. Anete Roese.
Representando os diversos grupos OASE Setor Rio- Minas, contamos com um total de 47 participantes, naturalmente, em maior número OASE- Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Teófilo Otoni (MG), Funil (MG), Rio de Janeiro, (RJ) Petrópolis (RJ), Indaiatuba e Monte Mor (SP).
Fomos agraciadas (os) com a ilustre e gratificante presença do Pastor Sinodal e 2º Vice-Presidente da IECLB, Pastor Rolf Schünemann, que expôs com muita propriedade o Tema da IECLB e do Seminário; “Deus em tua graça, transforma o mundo”. Este tema abordado e inesgotável, nos suscita à reflexões transformadoras e mesmo na forma de suplica supõe e indica graça. Temos uma responsabilidade como parte desse mundo, a de nos transformarmos para que possamos testemunhar a vida como graça bondosa e misericórdia de Deus. Foi apresentado oportunamente o vídeo institucional da IECLB e exposição em multimídia, das fotos de sua viagem ao Vaticano, a convite do Presidente da República, como representante do CONIC –Conselho Nacional das Igrejas Cristãs, por ocasião do funeral do Papa João Paulo II.
Registramos a presença do Pastor Orientador Sinodal da OASE, Armindo Müller de Nova Friburgo, Pastor vice-orientador Hartmut Hartchmann de Indaiatuba, Pa. Anete Roese de Belo Horizonte, P. Zulmir Penno de Juiz de Fora e Pa. Cleusa Sturmer Valcarenghi de Funil.
Estiveram presentes também, o presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte (CECLBH) Sr. Herbert Knup, que falou sobre a Comunidade e seus diversos trabalhos e o Vice-Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal do Sínodo Sudeste Sr. Miltom de Oliveira.
Sra. Gudrun Braun conduziu o Seminário, a Vice-Presidente da CECLBH Sra. Lieselotte Jokl saudou as(os) presentes e a Presidente da OASE (BH) Eliana Mara Corrêa de Resende proferiu palavras de boas vindas onde enfatizou a importância desses encontros e de como são enriquecedores e oportunidade inestimável para reabastecermos de novas energias, compartilharmos experiências abrandando assim o peso da vida e aprofundando-se o contato com as raízes do existir.
Foram momentos de fortalecimento de nossa fé, confraternização, descontração, integração, reflexões, cantos, muita amizade e companheirismo, uma verdadeira comunhão fraterna fundamentada no amor.
Como OASE, mesmo sendo em alguns lugares um grupo pequeno, temos procurado ser agentes de transformação no sentido da vivência da fé, da esperança, da solidariedade e da paz.
Reservamos dois momentos especiais para homenagear duas mulheres ilustres; saudosa e querida Irmã Anny Marguerite Niess, que muito se empenhou, sonhou com este Seminário, neste local e acreditou no possível e, nossa estimada ex-Presidente da OASE D. Lídia Fuchs, pelo seu aniversário que ocorreu no dia 16 de Junho.
À noite, foi proporcionado um momento de descontração com a apresentação do Grupo de Dança Sênior de Santa Luzia, a convite da Sra. Gudrun.
No dia seguinte, após a meditação e o café da manhã, nos dirigimos à Igreja da Paz onde se realizou o Culto com a Celebração da Santa Ceia, e com a participação da comunidade local. O “Coral Canto da Paz” sob a regência de Eduardo Fonseca e o Coral de Flautas “Tocando pela Vida” sob coordenação e regência de Gelson Luiz abrilhantaram o culto e fecharam com “chave de ouro” o Seminário da OASE.
Após o culto foram convidados (as) participantes e demais presentes na comunidade para um almoço na Churrascaria Laçador, onde nos confraternizamos e nos despedimos.
A OASE de Belo Horizonte agradece a todas as pessoas que colaboraram para que nosso Seminário se tornasse viável e possível. Agradecemos a Deus por Ter nos acompanhado até aqui e pedimos a Ele coragem e determinação dando-nos dons e dispondo-nos para servir sempre.
“Por mais difícil que lhe pareçam as tarefas, prossiga acreditando na capacidade que Deus lhe deu para cuprí-las.”
________________________________________
Eliana Mara Corrêa de Resende – Presidente da OASE-BH
Vera Kauer Wilm -1ª Tesoureira da OASE Sínodo Sudeste – Petrópolis