|

Lideranças das sete igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), além de convidados de outras igrejas e organismos ecumênicos, estão reunidos em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, para discutir sobre os desafios da missão cristã no novo contexto social e religioso do país.

À luz do tema “Compartilhando a Fé Comum”, 83 representantes das igrejas ligadas ao organismo ecumênico dialogam a respeito de novas dinâmicas de participação e perspectivas para a missão comum.

Um dos principais objetivos do Encontro de Lideranças de Igrejas Cristãs consiste em renovar, sob a ação do Espírito, o pacto ecumênico de serviço à unidade dos Cristãos.

Na primeira plenária do evento que se estende até a tarde do dia 31, os presentes debateram sobre os elementos comuns na prática e compreensão do Sacramento do Batismo, sobretudo com vistas à elaboração de acordo oficial do mútuo reconhecimento da prática entre as igrejas ligadas ao Conic.
De acordo com o padre Elias Wolff, assessor teológico do Conic, “há diversos elementos comuns da eclesiologia das igrejas-membro do Conic que apontam para um vínculo de unidade que congrega os fiéis numa vivência comum”.

A constatação de unidade em torno do sacramento, já evidenciada em 1979 com a publicação do Ato de Reconhecimento Oficial e Bilateral da Administração do Sacramento do Batismo, celebrado entre católicos, luteranos e anglicanos, foi compartilhada por todos os presentes.

No entanto, foram também ressaltadas as questões delicadas que as igrejas enfrentam, sobretudo com o batismo de crianças e a influência do movimento carismático, trazendo questões como o rebatismo e o batismo no Espírito Santo.

Para o secretário para Programas do organismo ecumênico, padre Gabrielli Cipriani, “as questões emblemáticas correspondem à dificuldades internas das igrejas, que precisam reforçar o conteúdo teológico de seus documentos, o que não impede de que as igrejas-membro caminhem para um consenso teológico que já é consubstanciado no entendimento acerca do sacramento”.

Os presentes também fizeram ressalvas para o êxito da aplicação de um futuro documento de consenso, que dependerá de esforços concentrados em torno da comunicação e do fortalecimento da formação ecumênica nos seminários.

Os participantes também se preparam para a realização da 9ª Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), a ocorrer entre 14 a 23 de fevereiro de 2006, em Porto Alegre, RS.

Fazem parte do Conic as igrejas Católica Apostólica Romana, Cristã Reformada, Episcopal Anglicana, Evangélica de Confissão Luterana, Metodista, Presbiteriana Unida e Ortodoxa Siriana.

Além dos líderes das igrejas-membro, estão presentes representantes da Igreja Ortodoxa Bielorussa, Evangélica Luterana do Brasil, e de organismos como Associação Evangélica do Brasil, Visão Mundial, Cese, Cenacora, Cesep, Cenacora e Cebi.