|

Em culto festivo no sábado, dia 03/09/05, na Comunidade Evangélica do Bairro São Bento, Lajeado, Paróquia de Conventos, foi instalada a Diácona Telma Merinha Kramer. Trata-se da primeira mulher ordenada que atua nesta paróquia.

A IECLB tem se tornado conhecida pelo fato de ordenar mulheres para a atuação na igreja: Pastoras, diáconas e catequistas, ao lado dos pastores, têm atuação destacada em diversos campos de trabalho. Na pregação do culto de instalação a diácona, a partir de um quadro pintado por ela, que retrata o exemplo de Jesus no Lava-pés (Evangelho de João 13), destacou que o maior exemplo que a igreja pode dar é o serviço ao próximo, através da partilha e da oração. É neste propósito que o ministério diaconal, juntamente com os demais ministérios da igreja, deve ser entendido e esta é a motivação para toda a comunidade cristã.

A diácona Telma destacou ainda a importância do ministério feminino e da atuação das mulheres na igreja. A instalação da primeira obreira mulher, depois de mais de 1 século de história da paróquia, mostra que a igreja está num novo momento e tentando crescer com a diversidade. É motivo de louvor a agradecimento a Deus que a paróquia, suas lideranças e seus membros, estão apostando neste trabalho, destacou Telma.

Além disso, foi também a primeira instalação de uma obreira na Comunidade de São Bento. A atuação da diácona se dará em tempo parcial e voluntário compreendendo a área de toda a paróquia. Rosane Sprandel, conselheira da Paróquia no Sínodo Vale do Taquari destacou: “com a atuação da Diácona, estamos sentindo a transformação acontecendo em nossa paróquia”. O acontecimento contou com a presença da comunidade, lideranças da paróquia, de vários obreiros/as de paróquias vizinhas e da direção do Sínodo Vale do Taquari.

Fonte: P. Oscar Miguel Lehmann