|

A Festa das Nações de Língua Alemã — Biergarten 2005 — superou as expectativas dos organizadores, tanto em relação ao público quanto aos patrocínios e apoios institucionais. Além da música e da comida, o principal atrativo do evento no dia primeiro de outubro na Serraria Souza Pinto foi o trabalho social. Segundo Conrado Wagener, conselheiro da Instituição Beneficente Martim Lutero, IBML, “a participação no evento mostra o respeito das pessoas pelo trabalho diaconal”. Para ver as fotos e obter outras informações, acesse www.biergarten2005.com.br.

Além do patrocínio da Gerdau, SMS Demag, MAN, Croma Imagem & Comunicação, Haus München, V&M do Brasil e Kampmann do Brasil, a festa contou com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, Belotur, Polícia Militar e dos cônsules honorários da Alemanha, Suíça e Áustria.

Segundo Wagner Pawlowski, coordenador-geral do Biergarten 2005, esse ano o apelo do evento foi mais forte para lado social do que cultural. Isso atraiu muitos brasileiros que não tem contato estreito com a cultura germânica. ”Ficou mais claro para os convidados que essa é uma festa para arrecadar fundos para os trabalhos sociais da IBML”, disse.

As atividades sociais e diaconais da IBML estavam representadas em banners colocados na entrada da Serraria Souza Pinto. Os convidados puderam então conhecer mais sobre a Creche Cantinho Amigo, em Ribeirão das Neves, o Lar Luisa Griese, em São José da Lapa, o Projeto Tocando pela Vida e o Centro de Integração Martinho, ambos no bairro Serra em Belo Horizonte.

Miltom de Oliveira, conselheiro-presidente da IBML, ressalta o aumento do número de pessoas que foram pela primeira vez na festa. “Graças ao apoio da mídia, a divulgação foi muito boa, conseguimos atrair novas pessoas e vender todos os ingressos”, conta.

Um desses “novatos” é Demóstenes Almeida, auditor, que ressalta a qualidade da comida e da bebida, além da preservação da cultura. “É interessante como a cultura alemã e muito forte e consegue permanecer apesar da distância”, comenta. Outras “calouras” são as amigas Maria Helena Sampaio, assessora de educação, e Cláudia Faria, relações públicas. Para elas a festa estava muito organizada, sem nenhum tumulto e com poucas filas. Cláudia completa: “a música é excelente!”.