|

Há muitos anos a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), cuja sede nacional fica em Porto Alegre e da qual nossa Paróquia faz parte, mantém uma parceria com a EKD – Evangelische Kirche in Deutschland (Igreja Evangélica da Alemanha). Faz parte dessa parceria um intercâmbio oferecido pela EKD para a formação dos pastores e pastoras, num programa que é chamado de período de estudo autoprogramado.

No início de 2004 o professor Lothar Hoch, reitor da Escola Superior de Teologia de nossa Igreja, em São Leopoldo/RS, me solicitou que preparasse um projeto dentro da área de meu interesse e me inscrevesse para esse programa. Assim o fiz e no início deste ano veio a aprovação deste projeto para um período de três meses. Nem a paróquia nem a sede nacional de nossa igreja terão qualquer despesa com essa viagem. As passagens e os cursos são custeados pela EKD.

Ficarei na maior parte do tempo em Munique, no Süddeutsches Institut für Logotherapie (Instituto de Logoterapia). A logoterapia quer dizer a terapia através da busca de um sentido para viver. Também irei ao Seelsorgeinstitut an der Klinische Hochchule Bethel, (Instituto de Clínica / Aconselhamento Pastoral) na cidade de Bielefeld, nas proximidades de Hannover. Nesse instituto o tema central será o trabalho de acompanhamento em hospitais a pacientes com doenças graves e também a seus familiares, inclusive na fase de luto.

 

Uma das coisas que muito me orgulham na Igreja Luterana é a valorização dada à contínua formação, não só de seus obreiros e obreiras, mas também de todos que a integram. Louvo a Deus por essa oportunidade.

 

Estarei ausente da paróquia por três meses, nos quais o pastor Frederico contará com o auxílio dos pastores Wilhelm Waldmann e Joachen Pawelke e do pastor sinodal Rolf Schünemann.

 

Em janeiro nos veremos novamente. Até breve.

Pa. Vera Cristina Weissheimer