Aconteceu, no último dia 18 de outubro, na sede da AABB em Estrela, mais um encontro de padres da Igreja Católica e obreiros e obreiras da IECLB no Vale do Taquari. O encontro, que já acontece regularmente há vários anos, foi assessorado pelo P. Huberto Kirchheim e refletiu sobre ecumenismo, a formação do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – e a preparação para a 9ª Assembléia do CMI – Conselho Mundial de Igrejas que ocorrerá de 14 a 23 de fevereiro de 2006 em Porto Alegre – RS. Destacou Kirchheim, a assembléia do CMI acontece a cada 8 anos em países deferentes e reúne representantes de 347 igrejas cristãs de 110 países, representando 560 milhões de cristãos. O tema da 9ª assembléia será Deus, em tua graça, transforma o mundo. Além da oração conjunta o encontro quer estimular o ecumenismo, rompendo as barreiras que separam os cristãos e estimular a cooperação e a ação comum das igrejas.
Além do assunto da assembléia do CMI, o grupo ainda refletiu sobre a questão do desarmamento. Lamentou-se que a reflexão e a propaganda está muito voltada para a busca de direito. E isso leva a uma postura em favor do voto não. Enquanto que a discussão deveria girar em torno de opção cristã na tentativa de organizar uma sociedade sem armas, além de aprofundar o debate sobre a segurança pública. Jesus, quando pediu que Pedro, ao ferir o soldado, guardasse a arma, colocou claramente sua ação em favor da paz. Por isso, como cristãos deveríamos optar pelo desarmamento, optando pelo voto sim.
Os encontros dos religiosos das duas igrejas devem continuar. Além de ser um estímulo para a busca da uma maior união entre as igrejas, quer ser um tempo de reflexão em torno de assuntos que envolvem a todos.
Fonte: P. Oscar Miguel Lehmann