Na visita a São Paulo o bispo Mark Hanson e sua comitiva conheceu dois importantes projetos sociais da Igreja Luterana em São Paulo. A primeira parada foi no Projeto Comunitário da Reconciliação, localizado na Vila São José, na periferia sul de São Paulo, próximo à famosa pista de Fórmula 1 de Interlagos. O grupo foi recebido com carinho e entusiasmo pelas crianças, diretoria e funcionários do Projeto. Houve uma breve celebração inicial realizada pelo P. Roberto Baptista, seguida de visitação às dependências do projeto, tanto na sede, quanto nas unidades Cantinho da Criança – creche que acolhe 75 crianças – e Cantinho da Comunidade, espaço de formação de mães e pais.O Bispo Hanson teve a oportunidade de dialogar com os responsáveis de cada área, bem como com algumas das crianças, jovens e famílias beneficiadas.
O Projeto Comunitário da Reconciliação
Surgido a partir da iniciativa de mulheres o Projeto Reconciliação iniciou com um lugar de convivência para as crianças das favelas da redondeza que, freqüentemente, estavam na rua. Hoje ele proporciona integração e serviço para a comunidade local, dando atendimento prioritário à criança e ao adolescente, mas também estendendo o atendimento aos seus familiares e a comunidade. Reconhece também os funcionários como público alvo de suas ações, pois estes são, em sua maioria, oriundos do mesmo local e da mesma realidade vivenciada pelas crianças, encontrando assim apoio para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, ampliou sua linha de atuação junto à comunidade local, envolvendo progressivamente as famílias responsáveis das crianças, na vida da entidade e promovendo cursos para a comunidade local. Atualmente o Projeto Reconciliação trabalha a partir de:
-um Núcleo Sócio Educativo, que oferece formação, alimentação e atividades lúdicas e artísticas para crianças de 06 a 15 anos;
-uma Creche Cantinho da Criança, que atende crianças de 03 à 06 anos, ” com ênfase na Educação Infantil para 75 crianças de 03 à 06 anos, por dez horas de segunda à Sexta-feira, fornece cinco refeições diárias. Com orientação pedagógica e supervisão da Prefeitura.
-dos Cursos/Oficinas para a Comunidade, que atende pessoas a partir dos 15 anos e incentivando a profissionalização e geração de renda. Serralheria, Informática, Culinária, Marcenaria, Alfabetização de Adultos, são algumas das opções oferecidas
-do Atendimento Médico-Pediátrico, Psicológico e Oftalmológico para todas as crianças que freqüentam a Entidade
-do Atendimento Odontológico, que é oferecido às crianças e adolescentes, posteriormente será expandido aos colaboradores e familiares das crianças que freqüentam a instituição.
-do Apoio Sócio-Familiar, prioritariamente às famílias das crianças atendidas, é extensivo à comunidade:
-do Atendimento Psicoterapêutico, Grupos Temáticos, Reuniões com Grupos de Interesse, Reuniões com os pais, assistência em casos emergenciais, com medicamentos, alimentação e outros. Orientação, informação e Capacitação.
Projeto Sal da Terra
Após o almoço, realizado junto com as crianças no Projeto Reconciliação o Bispo Mark Hanson e sua comitiva conheceram o Projeto Sal da Terra, localizado em outro extremos da periferia de São Paulo, próximo à Favela Campo Grande. Iniciado com um Centro Social e Educacional ele concentra seus esforços para oferecer qualificação e geração de renda, assim , oferece cursos de línguas e informática, e com isto ajuda jovens de classe econômica desprivilegiada a se prepararem melhor para os desafios profissionais. Outro serviço muito importante prestado é a acolhida e auxílio à mulheres empobrecidas das favelas da região, que participam de cursos e recebem orientações psicológicas. Um vez por mês estas mulheres recebem uma cesta básica e trazem seus filhos para que sejam acompanhados também. Todo o trabalho é apoiado por uma grande número de voluntários.
Também, nesta Comunidade funciona a Oficina de Paramentos, onde mulheres têm uma oportunidade de renda a partir da confecção de material litúrgico.Este projeto, também de cunho social, prepara e oferece às costureiras da periferia uma possibilidade de aumentarem suas rendas através da confecção dos paramentos, talares, estolas e marcadores de páginas, todos materiais de muita qualidade e beleza, cujos símbolos forma desenvolvidos pelas integrantes da Oficina.