A democracia e a liberdade conquistada pelo povo brasileiro devem muito à participação solidária das igrejas, disse o presidente Luis Inácio Lula da Silva, durante à 9a Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, que está sendo realizada em Porto Alegre, de 14 a 23 de fevereiro. De acordo com ele, as instituições religiosas em especial têm sido parceiras incansáveis na entrega das melhorias do seu governo à população brasileira.
Lula iniciou a sua fala depois de ter sido saudado pelo moderador do Comitê Central do Conselho Mundial de Igrejas – Catolicós Aram I. Representantes de mais de 350 igrejas reunidas aqui dão as boas-vindas ao presidente Lula, disse o moderador. Sob a sua liderança, este país está descobrindo o seu papel especial na comunidade mundial e a expectativa é que o senhor conduza o Brasil na aquisição de uma qualidade de vida sustentada pela alegria e esperança.
Ao falar do seu orgulho de participar, ainda que rapidamente, da 9a Assembléia – pela importância do evento – o presidente lembrou que o CMI acolheu, entre 1970 e 1980, um dos brasileiros mais respeitados na área da Educação, que foi Paulo Freire. O CMI continua tendo um papel tão importante quanto no passado, lutando pela justiça e pela democracia.
Lula disse que o mais importante é manter viva a chama de fraternidade e de solidariedade entre os povos. Também pediu para que o CMI continue a trabalhar junto pela construção de uma sociedade mais justa e solidária. O presidente concluiu reforçando a importância de eventos como a Assembléia para o diálogo, a troca de idéias e o fortalecimento espiritual de todos.
Ao chegarem na Pontifícia Universidade Católica, onde está sendo realizado o evento, o presidente Luis Inácio Lula da Silva e sua esposa Marisa foram recebidos por uma comitiva integrada por lideranças religiosas presentes na Assembléia. Na ocasião, o presidente brasileiro foi presenteado com uma das bolas de futebol usadas no teatro A bola é redonda (The ball is round), que vem sendo apresentado durante o evento. Além de lembrar a realização da Copa do Mundo este ano, na Alemanha, a entrega da bola de futebol se referiu ao fair play – ou jogo justo – também no comércio internacional.
O presidente Lula foi recebido na PUC pelo moderador do CMI, Catolicós Aram I; pelo secretário-geral do CMI e reverendo da Igreja Metodista, Samuel Kobia; presidente do CMI, bispo metodista Federico Pagura; pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Walter Altmann; bispo primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Dom Orlando Santos de Oliveira; arcebispo de Porto Alegre da Igreja Católica Apostólica Romana, Dom Dadeus Grings; bispo metodista e presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic), Adriel de Souza Maia; pastor luterano e secretário-executivo do Conic, Ervino Schmidt; pastor luterano e secretário-executivo da 9a Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Rui Benhard; e pelo reitor Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Joaquim Clotet.
Fonte: WCC