A Comunidade Evangélica Luterana de Brasília recebeu dos dias 25 a 28 de fevereiro, jovens de diversas cidades do Sínodo Brasil Central, que se reuniram para o Retiro de Carnaval, com o tema: O jovem e seus relacionamentos. Oito Comunidades foram representadas: Balsas-MA; Porto Nacional e Gurupi, TO; Formosa, GO; Ceilândia, P.Sul e Brasília, DF e Uberlândia-MG, com um total de 45 participantes.
O Retiro Sinodal de Carnaval foi um ambiente onde os jovens se encontraram, estudaram a palavra de Deus e discutiram o tema, que foi dividido em 6 sub-temas: 1. O jovem e o relacionamento consigo e interpessoal, onde duas psicólogas explanaram o tema, explicaram e tiraram dúvidas mais freqüentes dos jovens; 2. O Jovem e seu relacionamento com a fé/Igreja: P. Carlos Möller fez o culto matinal de domingo, contando com a ajuda da P.ª Miriam Ratz e P. Joachim Wörner; 3. O Jovem e seu relacionamento com a natureza, um belo e agradável dia numa chácara à beira do lago, onde os jovens tiveram contato direto com a natureza, brincaram e participaram de uma gincana. Ao por do sol, se reuniram e discutiram o tema com uma engenheira ambiental; 4. O jovem e seu relacionamento com a vida pública: Uma visita pelos principais pontos turísticos de Brasília, com a discussão do sub-tema ocorrendo ao final do dia; 5. O jovem e sua liberdade, finalizando essa agradável bateria de estudos.
Os quatro dias foram regados a muita alegria, companheirismo, disciplina e amor. Jovens que jamais haviam tido contato se transformaram em uma família, onde todos compartilhavam tudo. E não havia só jovens luteranos, não… católicos e presbiterianos se juntaram e dividiram esses momentos tão agradáveis da presença de nosso Deus.
Dentro do Retiro Sinodal da Juventude, aconteceu o V Congresso Sinodal da JE, que segundo as diretrizes da Juventude Evangélica “É a instancia máxima em nível Sinodal, cabendo-lhe definir e organizar o trabalho da JE em sua área de abrangência, estabelecendo metas e objetivos.” Foram avaliados trabalhos com jovens no Sínodo nos últimos dois anos e discutidos os problemas e as soluções para esses problemas. Foram feitas também as eleições para nova Coordenação Sinodal da Juventude Evangélica.
Somos gratos a Deus por ter nos proporcionados momentos maravilhosos em comunhão, que ele possa sempre nos guiar, nos abençoar e nos dar motivação para que encontros semelhantes a esse aconteçam com mais freqüência.
Fonte: CECLB – Camila Gröhs, Jornalista