No mês de março, a Instituição mantida pela Comunidade Evangélica de Joinville, o BOM JESUS/IELUSC, tradicional centro de formação em nossa cidade e região, cujas construções físicas ocupam, em parte, o pátio em torno da Igreja da Paz, na cidade de Joinville, completou 80 anos de existência. O convite emitido menciona que representam 80 anos de valiosas histórias para contar. Em 15 de março próximo passado, aconteceu o culto de ação de graças pelo evento acontecido. Na oportunidade, assumi a pregação e fundamentei a reflexão na história do velho Abraão. Ele recebe de Deus o desafio: deixar tudo para trás, sua terra natal, seus familiares, sua parentela. O patriarca do povo da Antiga Aliança recebe de Deus a tarefa de construir a sua própria história, seguir seu próprio caminho.
O texto no livro de Gênesis lembra que, nos dias atuais, ninguém é semelhante a Abraão. Ele foi pessoa única e original. É impossível imitá-lo no presente. Nenhuma liderança, em qualquer Instituição, nos tempos de hoje, seria capaz de personificar a figura do patriarca Abraão. Embora ninguém possa arrogar para si o direito de ser semelhante a Abraão, descobrimos que há um aspecto em comum com este pai da fé. Estamos todos a caminho! Sai da tua terra, deixa para trás a família, vai para uma terra que eu te mostrarei. De ti farei uma grande nação e te abençoarei. Sê tu uma bênção! A seqüência de verbos indica movimento, ação, estar a caminho! O objetivo da caminhada é muito claro: Ser bênção!
A história da educação, 80 anos de valiosas histórias pra contar é a história de Deus conosco. Deus chama professores e professoras, alunos, funcionários, diretores e curadores, cada qual com a sua competência específica, para cooperarem no mutirão da educação. Quem coopera nessa missão se dispõe a ser fonte do bem, a tornar-se um manancial de bondade que alimenta e fortalece pessoas na cidade e na sociedade brasileira. Narra a história do velho Abraão que Deus lhe deu Sara, sua parceira de caminhada, deu-lhe o filho Isaque, deu-lhe animais e terras. Deus gosta de parcerias. É desse jeito que Ele escreve a sua história conosco. O Deus da família cristã prioriza a vida comunitária e a convivência ecumênica.
Deus chama, nos põe a caminho e promete que Ele vai junto. A caminho há acertos e desacertos, isto aconteceu na história dos 80 anos do Bom Jesus/IELUSC, o mesmo sucede nas nossas comunidades, nos relacionamentos intereclesiais, no diálogo ecumênico e na sociedade humana. Mas Deus está ao nosso lado, é a sua promessa. O Cristo ressuscitado, assegura: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século (Mt 28,20). Ser bênção, a tarefa é nobre e difícil ao mesmo tempo, com certeza, um desafio ecumênico. A caminho, sempre na expectativa de um novo céu e de uma nova terra!
Manfredo Siegle
pastor sinodal do Sínodo Norte-catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville – SC
Diocese Informa – 04/2006